PREF IPATINGA KITS ESCOLARES 02 - 728X90

20 de setembro, de 2021 | 17:20

Administração de Timóteo inicia discussões sobre a atualização do sistema tributário

Divulgação
Prefeito e outras autoridades se reuniram no auditório da prefeituraPrefeito e outras autoridades se reuniram no auditório da prefeitura
Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da Prefeitura de Timóteo, teve início as discussões em torno da atualização do sistema tributário municipal. O encontro contou com a presença do prefeito Douglas Willkys; dos secretários de Fazenda e Governo Anderson Lopes e Ângelo Ribeiro, respectivamente; do procurador-geral Fabrício Araújo e de vereadores. O encontro serviu para fazer esclarecimentos sobre o projeto de lei que começou a sua tramitação nas comissões internas do Legislativo, detalhou o governo.

A legislação tributária em Timóteo não é atualizada há 24 anos, o que tem gerado diversas distorções, perda de arrecadação e consequentemente dificuldades em realizar investimentos com recursos próprios, alerta o governo. O projeto atende também a uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), realizada em 2017 e que identificou uma série de falhas que tem impactado diretamente na saúde financeira e administrativa do município. A atualização do código tributário é uma obrigação do gestor para promover justiça e isonomia tributária, gerar empregos e novos negócios e também para incentivar a regularização de imóveis.

O secretário de Fazenda explicou que a discussão do sistema tributário não pode ser adiada sob pena de comprometer o futuro da cidade. “Todo o processo está sendo feito de forma transparente com base em critérios técnicos”, disse Anderson, lembrando que o trabalho ouviu as secretarias e seus técnicos.

Segundo ele, algumas taxas e alíquotas estão sendo reduzidas e, em outros casos, foram criados mecanismos para minimizar o impacto da nova legislação. O IPTU, por exemplo, vai conceder descontos para as empresas que se instalarem no município que variam de 50% a 90%, conforme o número de empregos gerados. O ITBI também terá percentual de descontos entre 90% e 75% de acordo com o tipo de empreendimento (MEI, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Média e grandes empresas).

Também estão previstas no projeto isenção de IPTU para instituições de ensino gratuito ou assistência social; beneficiário de programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, com redução de 90% (noventa por cento) e instituições religiosas em imóveis alugados ou cedidos.

“Ao elaborarmos esse projeto, consideramos diversos fatores e parâmetros com outras cidades do mesmo porte de Timóteo. Não queremos prejudicar ninguém e nem vamos tratar essa questão à toque de caixa. Estamos à disposição para continuar fazendo todos os esclarecimentos necessários e tentar chegar a um bom termo”, citou o secretário de Fazenda que, no período da tarde, também esteve na Câmara ao lado do procurador-geral prestando esclarecimentos aos vereadores e corretores de imóveis que compareceram às reuniões das comissões internas daquela casa.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

21 de setembro, 2021 | 10:41

“Se fizer o apanhado em todos os bairros, a questão do saneamento básico é o grande gargalo que pega neste país. Sofrem os empresários e sofre a população pobre que mora nas periferias. Nos finais de semana os políticos vão pras suas fazendas. Risos.”

Cris

20 de setembro, 2021 | 21:26

“Em recomposição salarial q é bom, ninguém fala e enquanto isso o cabide de contratação só faz aumentar.”

Envie seu Comentário