CADERNO IPATINGA 2024

20 de setembro, de 2021 | 19:00

Mais um estelionatário que aplicava o ''golpe do motoboy'' é preso

Um estelionatário, de 26 anos, investigado como suspeito de integrar grupo interestadual especializado em aplicar o “golpe do motoboy”, foi preso em Belo Horizonte. Além da prisão deste indivíduo, os policiais civis conseguiram identificar e qualificar um suspeito do Rio de Janeiro e outro de São Paulo.

O delegado Guilherme Santos, titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil Sul e responsável pela investigação, informou que o indivíduo foi preso após denúncia de um empresário que procurou a delegacia. Segundo ele, uma pessoa se passando por um policial civil, entrou em contato afirmando que estava com uma ordem judicial para cumprir buscas em um imóvel que pertence a vítima. “O advogado desse empresário achou suspeito, e fez uma ocorrência, que chegou para a PCMG. E, a partir do filtro que a inteligência da regional faz, começamos a verificar a situação”, afirmou Santos.

Após os primeiros trabalhos de investigação, foi possível verificar que os envolvidos estavam vinculados a outras ocorrências, do chamado “golpe do motoboy”.

Equipes policiais foram enviadas para o local onde o suspeito se encontraria o empresário para o cumprimento da falsa ordem judicial. Com a chegada do suspeito, foi dada voz de prisão. Com o criminoso foram apreendidos, R$ 1 mil em espécie; dois aparelhos celulares; uma máquina de cartão de crédito, três motocicletas e sete cartões de diferentes vítimas. Das motos apreendidas, duas delas já teriam sido utilizadas em golpes aplicados em meses anteriores.

Além da prisão do golpista, de 26 anos, foi verificada a participação de mais duas pessoas, um homem que reside no estado de São Paulo e outra pessoa no estado do Rio de Janeiro, que foi identificado como um dos responsáveis por gerenciar a organização criminosa. “Nesse caso específico a gente já tem identificado um indivíduo de São Paulo, um do Rio de Janeiro e o outro de Contagem, que atuava aqui na região. Já estamos com esses três indivíduos qualificados e analisando a participação de um quarto indivíduo, que já se encontra preso no Rio de Janeiro”, ressalta Santos.

Timóteo

No dia 15 passado policiais prenderam em um hotel, em Timóteo, um estelionatário de 27 anos, que tinha acabado de aplicar um golpe em uma idosa, do distrito de Cava Grande. Apanhado com os cartões da vítima e anotações, o criminoso confessou que estava a caminho de uma agência da Caixa para sacar dinheiro da vítima.

Golpe

O chamado "golpe do motoboy" começa quando os criminosos telefonam para vítimas e se passam por funcionário de estabelecimento bancário. Ele informa que o cartão da vítima foi clonado e que deve ser bloqueado. O falso funcionário solicita dados da vítima, inclusive a senha, e recomenda que o cartão seja cortado ao meio. Em seguida, o golpista diz que um motoboy vai até o endereço para recolher o cartão para analisar possíveis compras irregulares.

Ao cortar o cartão ao meio, o chip não é danificado. Então, com senha e chip disponíveis, os golpistas realizam compras em estabelecimentos diversos, fazem transferências bancárias ou saques.

Bancos alertam que não enviam funcionários às casas das pessoas e que senhas e outros dados bancários jamais sejam fornecidos a terceiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário