19 de setembro, de 2021 | 19:09

Incêndio destrói vegetação na divisa de Santana do Paraíso com Ipatinga

Fogo começou no alto do bairro Parque Veneza e saltou para a encosta do bairro Parque das Águas

O fogo começou no alto do bairro Parque Veneza (Santana do Paraíso) e se alastrou para a encosta do bairro Parque das Águas (Ipatinga)O fogo começou no alto do bairro Parque Veneza (Santana do Paraíso) e se alastrou para a encosta do bairro Parque das Águas (Ipatinga)

Um incêndio de grandes proporções atingiu a vegetação entre os bairros, Parque Veneza (Santana do Paraíso) e Parque das Águas (Ipatinga), na noite deste domingo (19). Não se sabe quem deu início à queimada.

Os indícios apontam que o fogo começou no alto do bairro Parque Veneza e saltou para a encosta do bairro Parque das Águas, queimando a vegetação em uma área de preservação ambiental sob responsabilidade do município de Ipatinga.

O incêndio nessa área é recorrente e, como nos anos anteriores, sempre começa do lado de Santana do Paraíso e salta para Ipatinga.

A área é refúgio de animais como quatis, micos e várias espécies de aves. Aceiros são feitos em partes da área da encosta, mas se mostram insuficientes para conter o fogo, pois as faíscas fazem com que as chamas se espalhem por todos os lados.

As queimadas nas encostas das cidades têm sido um tormento para as pessoas. Não bastasse o calor de 37 graus e a poluição habitual, a fumaça faz piorar a qualidade do ar. Além disso, a fuligem expelida pelas queimadas invade as casas mais próximas, gerando mais transtornos para os moradores. Veja mais abaixo, vídeo do incêndio agora a noite.

Por volta das 20h, como o fogo aproximava-se dos prédios da rua Rio São Francisco, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para conter o avanço das chamas.
Bombeiros atuam em área de incêndio no Parque das ÁguasBombeiros atuam em área de incêndio no Parque das Águas

Sem previsão de chuva

O Vale do Aço permanece sem previsão de chuva para os próximos dias. Nada de chuva para aliviar o calor e os efeitos das queimadas.

Para segunda-feira, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de céu com poucas nuvens e temperatura entre a mínima de 20 e a máxima de 32 graus.

A umidade do ar cai a 40%, o que requer cuidados com crianças, idosos e pessoas com dificuldades respiratórias.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jane

20 de setembro, 2021 | 12:06

“Incêndios recorrentes e nas mesmas localidades demonstram que inteligência investigativa e nem preditiva não é usada pelas autoridades que deveriam prevenir e punir tais atos. Aceiros ineficientes, então outra forma de contenção deveria ser pensada. Molhar os limites destas matas como fazem nna mata do Parque do Inhotim? colocar câmeras ou monitorar a área com drones. Talvez os bombeiros atuarem mais no ínicio do fogo?? Não é raro alguém ligar para os bombeiros e devido ao fogo ser "baixo" ou "pequeno" não atuarem. Formar brigadistas que atuem mais rápido e preventivamente nestes casos? Talvez os combatentes de fogo passarem a atuar mais rapidamente nos focos iniciais?? É esquisito só mobilizarem quando a coisa já está muito grande e praticamente descontrolada. Talvez tenham que repensar a forma de operar. E quanto a polícia ambiental, se algo acontece todo ano no mesmo lugar, já é uma pista para investigação e monitoramento mais ativo.
Engraçado que dá a impressão que só vira problema quando a fuligem suja as casas, o incêndio é problema porque estraga o solo, aumenta a erosão, faz o solo virar uma "pista de descida" para águas das chuvas que um dia virão e causarão deslizamentos e enchentes, pois o fogo impermeabiliza o solo. E o pior mata, mutila com grande sofrimento os animais. Quanto ao mato que parece morto antes do fogo está apenas em suspensão esperando a chuva. Mas a vegetação seca não grita, uma pena. Deveria gritar de forma ensurdecedora para a sociedade acordar de fato.”

Envie seu Comentário