17 de setembro, de 2021 | 16:49

Exposição na Estação Memória integra o programa ''Primavera dos Museus''

Divulgação
A artista trabalha com peças artesanais confeccionados em papel machêA artista trabalha com peças artesanais confeccionados em papel machê

Graças às bem-sucedidas estratégias adotadas na área de saúde, que possibilitaram um ambiente mais favorável em relação aos números da pandemia de covid-19, a Estação Memória Zeza Souto, no Centro de Ipatinga, tombada ao patrimônio histórico artístico e cultural da cidade e reconhecida como Museu Municipal, vem recebendo visitas presenciais, com a observância de normas sanitárias.

Com as medidas implementadas pela administração municipal até agora, gradativamente, vão sendo retomadas as programações com a presença de público, como os eventos de artes e esportes, ainda que com capacidade restrita. Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Alessandro Máximo, "o governo valoriza e incentiva a cultura, sendo imprescindível o reconhecimento de artistas regionais em nossos espaços culturais e educativos”. “Por isso, a gestão atual não irá medir esforços para o engajamento comunitário e incentivo à cultura na cidade”, pontuou.

Exposição

A Estação Memória Zeza Souto, durante todo o mês de setembro, sedia uma exposição da artista Leigh Alves, com objetos feitos a partir do papel machê. A exposição apresenta esculturas, objetos, acessórios, molduras, enfeites e diversas peças artísticas, todas feitas artesanalmente. A artista conta que a ideia de expor suas criações surgiu a partir de incentivos de pessoas que admiram seu trabalho. Leigh Alves é moradora de Ipatinga e revela que desde criança vem exercitando suas habilidades, tendo encontrado em diversas formas de manifestação artística os meios de sustento na vida adulta.

Divulgação
O espaço da Estação Memória recebe exposições abertas à visitação públicaO espaço da Estação Memória recebe exposições abertas à visitação pública
15ª Primavera dos Museus

A exposição faz parte da 15ª Primavera dos Museus, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com a temática “Museus: Perdas e Recomeços”. A proposta é uma reflexão sobre o impacto que a pandemia da covid-19 ocasionou nas ramificações da sociedade, não somente em nosso presente, mas em nossas memórias e em nosso futuro.

Dentro da programação, além da exposição, haverá uma live na próxima segunda-feira (20), às 15h, transmitida no Instagram da Prefeitura de Ipatinga, intitulada “Educação Museal e Educação Para o Patrimônio: Conhecendo e Se Reconhecendo na História”. Também está disponível o vídeo “Revisitando a Obra e a Vida de Camila Oliveira”, pelo Instagram da Estação Memória Zeza Souto.

Serviço

A exposição da artista Leigh Alves está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Belo Horizonte, nº 272, Centro de Ipatinga. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3829-8060.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário