15 de setembro, de 2021 | 22:00

Amigos se despedem do cronista esportivo Flávio Anselmo

Álbum pessoal
O caratinguense Flávio Anselmo é um nome de referência na crônica esportiva mineira e teve passagens pelo Vale do Aço O caratinguense Flávio Anselmo é um nome de referência na crônica esportiva mineira e teve passagens pelo Vale do Aço

Aos 77 anos morreu em Belo Horizonte nesta quarta-feira (15), um dos mais importantes e respeitados profissionais da imprensa esportiva de Minas Gerais, Flávio Geraldo Anselmo. O corpo será cremado na capital mineira e a urna com as cinzas levadas para Caratinga, sua cidade natal nesta quinta-feira.

Antes do início da partida entre Atlético e Fluminense, que terminou em 1 a 0 para o Atlético na noite de quarta-feira, os dirigentes do Galo pediram um minuto de silêncio em homenagem a Flávio Anselmo. O pedido foi acatado e o árbitro Rafael Claus sinalizou a homenagem ao jornalista e também às vítimas da covid-19, o que ocorre em todas as partidas desde o início da pandemia.

Mineiro de Caratinga, nascido em 18 de outubro de 1943, ainda adolescente iniciou sua trajetória ligada ao mundo da bola fazendo nas escolas em que estudava um jornal mural com resultados e notícias das competições de futebol.

Começou a carreira profissional na Rádio Sociedade, de Caratinga, e na capital mineira sua trajetória começou na Rádio Itatiaia, como estagiário, com ele exercendo a função paralelamente no Diário de Minas. Logo depois foi para a Rádio Inconfidência, Isso em 1963, com apenas 20 anos.

Num momento de desilusão com a profissão que abraçou e onde brilhou, iniciou o curso de Direito, isso ainda na primeira metade dos anos 1960, tornando-se advogado.

Mas a sua vida era o jornalismo e logo voltou ao futebol, escrevendo para o Diário de Minas. Aliás, escrever estava longe de ser uma dificuldade para o poeta e escritor Flávio Anselmo, que teve sua carreira construída em veículos como Rádio Guarani, Estado de Minas, TV Alterosa, Rádio Capital, TV Manchete, TV Record, SporTV, Rádio América, Rádio Transamérica, TV Horizonte e FM Boa Vontade.

Além da atuação em veículos de comunicação, Flávio Anselmo foi Diretor de Operações do Mineirão, presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e assessor de comunicação social da Federação Mineira de Futebol (FMF) e criou a Rede Mineira de Rádio, que começou com oito emissoras e chegou a contar com 21.

Em 2015, após o lançamento de um dos sete livros que escreveu, sofreu uma queda e passou a enfrentar problemas de saúde. Desde então foram algumas cirurgias e internações.

Flávio Anselmo era casado com Dona Neusa e pai de Alexandre Flávio Junior e Julaina. Ele terá o corpo cremado em Belo Horizonte e as cinzas serão levadas para Caratinga, sua terra natal, que testemunhou o início da trajetória de um dos grandes nomes da história da crônica esportiva de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Leonardo Carvalho

17 de setembro, 2021 | 12:13

“Grande cronista mineiro, assistia todos os dias o Minas Esporte na Band, bons tempos e que deus o receba de braços abertos #ripflavioanselmo”

Edimir Rodrigues de Almeida

16 de setembro, 2021 | 08:24

“Grande cronista trabalhou também na saudosa TV Itacolomi.”

Envie seu Comentário