14 de setembro, de 2021 | 17:40

Projeto cultural conduz visitas gratuitas à Estação Pedra Mole

Com patrocínio da Usiminas, iniciativa divulga ao público e resgata história do bem tombado pelo patrimônio histórico de Ipatinga

Gustavo Lyra/Divulgação
Ruínas da Estação Pedra Mole, às margens do rio Piracicaba: marco histórico regionalRuínas da Estação Pedra Mole, às margens do rio Piracicaba: marco histórico regional

A primeira estação ferroviária do Vale do Aço, a Estação Ferroviária de Pedra Mole foi fundada em 1922, às margens do rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo, em Ipatinga. Tombada pelo patrimônio histórico e cultural de Ipatinga, as Ruínas da Estação Pedra Mole recebem, a partir do próximo domingo (19), o projeto “Estação das Artes”, que propõe uma agenda de atividades artísticas e culturais, com visitas guiadas gratuitas, visando resgatar a memória do patrimônio cultural de Ipatinga, incentivando a comunidade conhecer parte importante da história do Vale do Aço.

Com a revitalização das Ruínas da Estação de Pedra Mole, em 2019, o Grupo Teatral Boca de Cena apresenta o projeto Estação das Artes com o objetivo de proporcionar educação patrimonial para o público. O projeto tem o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Resgate histórico

“As visitas serão guiadas por uma intervenção que reúne histórias, resgate de memórias, teatro e música para que o público passe a frequentar a Estação Pedra Mole e conheça este importante espaço da nossa região, que foi por anos o ponto de chegada e partidas. Também queremos incentivar o interesse pelo conhecimento dos demais bens tombados da cidade”, detalha o diretor artístico do Grupo Boca de Cena, Claudinei de Souza.

Gustavo Lyra/Divulgação
As visitas guiadas são gratuitas e animadas pelo elenco da peça ''Retrato de trem''As visitas guiadas são gratuitas e animadas pelo elenco da peça ''Retrato de trem''
Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o projeto Estação das Artes vai ao encontro do trabalho de conservação patrimonial realizado pela Usiminas, com a parceria do Instituto Usiminas. “Essa é mais uma iniciativa que aproxima a comunidade dos patrimônios de Ipatinga e da arte, possibilitando que mais pessoas conheçam e valorizem a nossa história. A salvaguarda dos bens tombados do município feita pela Usiminas, com o apoio do Instituto Usiminas, tem sido uma importante iniciativa realizada que contribui com o resgate e valorização da memória da região”, enfatiza Penélope.  

Assim como os primeiros embarques na Estação Pedra Mole, a visita guiada será conduzida pela intervenção “Retrato de trem”. O elenco traz Mari Antonacci, Bárbara Pavione, Daniela Alves, Luis Yuner e Cláudio Oliver, com a direção de Claudinei de Souza. O público poderá participar das sessões da visita guiada, que acontecerão sempre aos domingos, nos dias 19 e 26 de setembro, 10 e 24 de outubro, 28 de novembro e 5 de dezembro, das 9h e às 14h. 

Gustavo Lyra/Divulgação
Restaurada, a Estação Pedra Mole virou atração turística, histórica e cultural na cidadeRestaurada, a Estação Pedra Mole virou atração turística, histórica e cultural na cidade


Serviço

Pedra Mole -  Estação das Artes
Agendamento gratuito: (31) 98437.3330, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
Vagas limitadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário