13 de setembro, de 2021 | 17:19

CSFX conquista medalha de ouro na Olímpiada Nacional em História do Brasil

Divulgação
As medalhistas fazem parte da equipe GuilhotinadasAs medalhistas fazem parte da equipe Guilhotinadas

Estudantes do Colégio São Francisco Xavier, em Ipatinga, conquistaram medalhas de ouro na 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), informou a Fundação São Francisco Xavier (FSFX). Devido à pandemia, a cerimônia de premiação foi realizada de forma virtual.

No total, 90 grupos receberam medalhas, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. A final contou com 414 equipes de 99 cidades de todos os estados. Eles participaram de seis fases on-line da competição, além da final, na qual realizaram uma prova dissertativa também de forma virtual.

Segundo a estudante Ana Júlia Dornelas - integrante da equipe “Guilhotinadas”, que conquistou a medalha de ouro, participar da ONHB é uma experiência incrível. “O trajeto que a gente percorre, desde a primeira fase até a final, aborda narrativas de relevância extraordinária na história do nosso país, e aprender sobre essas coisas é muito prazeroso. Ver nosso esforço ser reconhecido é uma sensação incrível, mas nada disso teria se concretizado se não fosse pelo excelente time de professores que nos ajudou desde o início”, disse.

Preparação

De acordo com a Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Solange Liége Santos Prado, as olimpíadas de conhecimento ou científicas são competições que ocorrem em nível nacional e internacional e visam medir e premiar o conhecimento de estudantes desde o Ensino Fundamental até o início do Ensino Superior. “Ao decidir participar de disputas do tipo, os alunos passam a se dedicar com mais afinco a determinado assunto, a se aproximarem de uma rotina de teste de concurso, a ter disciplina, organização, foco e, ainda, a desenvolver novas habilidades”, destaca.

Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes formadas por alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. A competição teve início em maio com a realização de seis fases on-line em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário