13 de setembro, de 2021 | 15:56

Homem coloca fogo em fios elétricos para tirar cobre e provoca incêndio florestal no Morro da Usipa

Marcos Guimarães
Fogo destruiu novamente a vegetação no Morro da Usipa nesta segunda-feira, responsável pelo incêndio foi preso Fogo destruiu novamente a vegetação no Morro da Usipa nesta segunda-feira, responsável pelo incêndio foi preso

Uma tentativa de remover cobre em cabos elétricos foi a causa de incêndio no morro da Usipa, que chamou a atenção no fim da manhã e começo da tarde desta segunda-feira (13). A reportagem do Diário do Aço apurou que um indivíduo colocou fogo para queimar o plástico isolante de fios elétricos. Ele confessou que seu objetivo era remover os fios de cobre para ser vendido à sucataria, mas perdeu o controle e o fogo alastrou-se para uma área de vegetação no Morro da Usipa.

O incêndio florestal, cuja fumaça pode ser percebida de longe, mobilizou equipes brigadistas da Usiminas, homens do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Meio Ambiente.

O tenente PM, Moura, da Polícia Militar de Meio Ambiente explicou que o fogo alcançou uma mata nativa e áreas de propriedade da Usiminas e do município de Ipatinga.

O homem que colocou o fogo nos cabos elétricos, para recolher cobre, foi identificado pelos policiais, que o prenderam. Também foi recolhido o isqueiro usado para incendiar o amontado de cabos elétricos.
Divulgação Polícia de Meio Ambiente
Isqueiro usado para iniciar o fogo foi apreendido Isqueiro usado para iniciar o fogo foi apreendido

“Como o fogo provocou danos em uma área particular e em uma área nativa, fica caracterizado crime de incêndio florestal. Esse indivíduo será conduzido para a delegacia de Polícia Civil para ser ouvido e caberá ao delegado definir uma fiança ou pela sua prisão”, explicou o tenente Moura.

Aumento nos focos de incêndio

Conforme relatou Moura, a Polícia de Meio Ambiente detectou um aumento de 35% nos focos de incêndio em relação ao ano passado. “Uma das causas é que no mesmo período do ano passado houve ocorrência de mais chuva. Esse ano, com o tempo quente e seco fica mais fácil o fogo se espalhar”, detalhou.

O oficial também desaconselha que as pessoas iniciem fogo sob qualquer pretexto perto de áreas com vegetação, dado o risco de a situação sair do controle.

Marcos Guimarães
Fumaça podia ser vista já a partir do bairro Horto, em IpatingaFumaça podia ser vista já a partir do bairro Horto, em Ipatinga


Polícia de Meio Ambiente
Combate ao fogo envolveu equipes de brigadistas, Bombeiros Militares e Policiais de Meio AmbienteCombate ao fogo envolveu equipes de brigadistas, Bombeiros Militares e Policiais de Meio Ambiente



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcos Guimarães

14 de setembro, 2021 | 08:25

“Deveriam colocar como pena, a obrigação de reparar o dano, ou seja, fazer este inconsequente replantar todas as arvores.”

Envie seu Comentário