13 de setembro, de 2021 | 15:11
Timóteo inicia vacinação em terceira dose contra covid-19 e primeira dose para adolescentes
A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo divulgou o plano de vacinação contra covid-19 para esta semana. Serão aplicadas a terceira dose da vacina e a primeira dose para adolescentes. A terceira dose começou a ser aplicada nesta segunda-feira (13) nos idosos com 70 anos e mais, do Sodalício Tio Questor.
Na quinta-feira (16), a terceira dose será aplicada entre 11h e 14h no Cefet-MG, no bairro Centro Norte, para pessoas com alto grau de imunossupressão com 18 anos e mais.
Se enquadram nessa programação pessoas com imunodeficiência primária grave; em tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 menor de 200 células/mm3; quem usa corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por um período igual ou superior a 14 dias; quem usa drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em tratamento de hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Para esse público, os pré-requisitos para receber a terceira dose são os seguintes: ter sido vacinado em segunda dose há mais de 28 dias, não ter tido covid-19 nos últimos 30 dias e não ter sido vacinado com qualquer outra vacina nos últimos 15 dias. Os documentos exigidos são os seguintes: laudo médico ou exames; ou receitas; ou carteirinha de passe livre; ou cartão de programa de PSF; ou comprovante de pagamento do INSS.
Primeira dose adolescentes
Também foi programa para quinta-feira a vacinação em primeira dose de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades; gestantes e puérperas até 45 dias após o parto com 17 anos e mais. A imunização ocorre entre 8h e 11h no Cefet-MG e o adolescente precisa estar acompanhado de um responsável para receber a dose.
Os documentos exigidos são o comprovante de endereço, CPF, cartão de vacina, identidade e documento que comprove a deficiência e ou comorbidade. Para gestantes, os documentos necessários são o cartão de pré-natal e no caso de puérpera, a certidão de nascimento da criança.
Segunda dose
Na sexta-feira (17), serão imunizados em segunda dose as pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac até 28 de agosto deste ano e também aqueles que foram vacinados em primeira dose de Pfizer e Astrazeneca até o dia 29 de junho.
A vacinação ocorre de 8h as 14h em vários pontos. Os documentos necessários são o Cartão de Vacina, Carteira de identidade e CPF. Importante também observar o distanciamento e o uso de máscara.
Divulgação


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]