13 de setembro, de 2021 | 14:12

Cenibra celebra 48 anos de fundação

Divulgação
Por causa da pandemia, neste ano não haverá os tradicionais festejos com os empregados e familiares Por causa da pandemia, neste ano não haverá os tradicionais festejos com os empregados e familiares

Nesta segunda-feira, 13 de setembro, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. – Cenibra completa 48 anos de existência. Neste ano, em razão da pandemia da covid-19, os tradicionais festejos com empregados e familiares, como o baile dos homenageados e o almoço de integração, não serão realizados.

“A Cenibra completa 48 anos de fundação com a confiança renovada e a certeza de dias melhores. Mas pelas circunstâncias que estamos vivenciando, não poderemos realizar evento comemorativo em 2021, para evitar as aglomerações e, consequentemente, o aumento dos casos de contaminação pelo novo coronavírus”, disse o diretor-presidente, Kazuhiko Kamada, em mensagem aos empregados homenageados.

Perfil

Fundada em 1973, a empresa pertence ao Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development – JBP, um grupo de empresas japonesas, tendo a Oji Holdings como principal acionista. Localizada no município de Belo Oriente, região Leste de Minas Gerais, a empresa tem capacidade de produção de 1.200.000 toneladas de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto. Possui cerca de 8 mil empregados próprios e terceirizados.

A celulose da Cenibra está presente nos principais mercados, como Ásia (46%), Europa (41%), América do Norte (11%) e mercado interno (2%). O produto é utilizado na fabricação de papéis para fins sanitários, papéis especiais, para imprimir e escrever e papel cartão. Para atender seus clientes, a Cenibra utiliza centros de distribuição e escritórios comerciais e de representação espalhados pela Ásia, Europa e América do Norte.

A unidade industrial é abastecida com madeira de áreas próprias, arrendadas e madeira adquirida de pequenos produtores por meio do Programa Fomento Florestal (este último representou 16% da madeira consumida na indústria em 2020). O Programa Fomento Florestal está presente em 80 municípios mineiros.

Parcerias

Por meio do Instituto Cenibra, a empresa promove diversos projetos e ações sociais que priorizam o desenvolvimento integrado dos 54 municípios onde atua. Os projetos contemplam as áreas de educação, meio ambiente, inclusão digital, geração de trabalho e renda, resgate cultural, esporte e cidadania. Além dos projetos realizados, o Instituto apoia iniciativas da sociedade civil organizada.

A Cenibra também destaque que realiza uma série de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de seu negócio de maneira sustentável. A empresa possui programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora, desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais e alinhados a padrões rigorosos de certificações ambientais.

Reconhecimento

Em 2021, a Cenibra foi a grande vencedora na categoria “Melhor Empresa” do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, considerado o Oscar da ecologia brasileira por ser a maior premiação do País na área ambiental.

Os níveis crescentes de eficiência alcançados pela Cenibra são frutos da capacitação constante e da alta qualidade de seus empregados. A empresa desenvolve programas que oferecem oportunidades de crescimento e promovem o gerenciamento de talentos para assumir posições gerenciais e estratégicas. Essas iniciativas visam aumentar o nível de engajamento das equipes por meio da ampliação do autoconhecimento dos líderes, bem como o desenvolvimento de comportamentos mais eficazes para liderar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário