11 de setembro, de 2021 | 10:04

Acesitano terá somente categoria Amador com início em 3 de outubro

Arquivo DA
O Acesitano será a principal competição do futebol amador no município de Timóteo, após um ano de paralisação em razão da pandemiaO Acesitano será a principal competição do futebol amador no município de Timóteo, após um ano de paralisação em razão da pandemia

Nove clubes confirmaram participação no Campeonato Acesitano 2021, cujo início está previsto para o dia 3 de outubro. A definição foi possível após a confirmação por parte da Prefeitura da assinatura do convênio de fomento ao futebol amador do município, o que viabiliza a liberação de verba para o custeio do certame.

Em razão das limitações pela pandemia, além do número reduzido de clubes em relação aos anos anteriores (exceção a 2020, que sequer houve a possibilidade de sua realização), as agremiações só têm condições de entrar em campo com a categoria amador, ficando o certame de juniores, que normalmente ocorre na preliminar da categoria principal, cancelado e previsto para ser retomado na próxima temporada. É o que ficou definido no arbitral final entre os dirigentes dos filiados à Liga Acesitana de Desportos (LAD), o presidente da entidade Arley Nascimento, Tintim e o diretor técnico Osmar Xangô.

Jogadores profissionais

Várias são as novidades nesta edição. A primeira delas é a realização de todas as partidas no período da manhã, conforme decisão dos clubes. O horário marcado é 9h10, com tolerância de 20 minutos, ou seja, basicamente todos os confrontos começarão às 9h30. Outro item no regulamento é permissão para a utilização de até três jogadores profissionais por cada clube inscrito. Isto só é possível porque a competição não será federada, outra maneira de reduzir custos, de vez que em campeonatos amadores federados (com registro, chancela e acompanhamento da Federação Mineira) só são permitas inscrições de atletas não profissionais – os que estiverem nessa condição, têm que fazer o processo de reversão.

Em razão da pandemia, podem ser inscritos até 30 jogadores por cada equipe. Podem participar atletas nascidos a partir do ano de 2006, não havendo limite da utilização de jogadores juniores (sub-20). O limite de substituições por equipe em cada jogo será de seis atletas. Será exigido o uso de máscara para os atletas e membros da comissão técnica que estiverem no banco de reservas; apenas ao treinador será permitida a não utilização da proteção ao longo do jogo.

A final, conforme é praxe no futebol acesitano, será realizada em jogo único no estádio Jucão.

Grupos e jogos

Os nove times foram divididos em dois grupos, jogando os integrantes de um contra os do outro, em turno único, de forma que na primeira fase cada time atue cinco vezes. Estarão classificados para a semifinal dois de cada chave, fase esta que será disputada em dois jogos.

GRUPO A – Recanto Verde, Tubarão, Vila Nova, São Cristóvão e Limoeiro.

CHAVE B – São Francisco, União do Leste, Acesita e Cascavel.

A rodada de abertura, no dia 3 de outubro, terá: Recanto Verde x Cascavel, no campo do bairro Alegre; Tubarão x Acesita, no campo do bairro Novo Tempo; Vila Nova x São Francisco, no estádio Quitandinha; São Cristóvão x União do Leste, no campo do São Cristóvão. Folga: Limoeiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário