12 de setembro, de 2021 | 13:00

Os principais indícios de um perverso

Fabiano de Abreu *

Provavelmente no seu ciclo social existe uma pessoa extremamente sedutora, que facilmente convence a todos ao redor a seguir suas ideias e planos e que é absurdamente simpático e bem sociável. Para os mais desatentos, trata-se de uma pessoa bem relacionada e com grande poder de influência. Já para os mais atentos, uma pessoa manipuladora, impulsiva, com sentimentos de superioridade e, por fim, perversa.

O mundo está repleto deles. Pessoas que mentem e têm mania de transgredir as normas sociais sem nenhum sentimento de culpa ou remorso. Os perversos desejam poder e podem adotar práticas entendidas como ‘desvios’ sociais, inclusive quando o assunto é sexo.

A perversão, dentro da psicanálise, é uma estrutura mental como a neurose e a psicose, e não é somente sexual. Teríamos sintomas para analisar os tipos de perversão, que podem ser sexuais ou apresentar comportamentos antissociais. É bem difícil de fechar o diagnóstico de perversão, já que não se trata de um sintoma isolado. É algo que realmente está lá, como uma forma de ser. Então, falando de um modo genérico, um perverso possui características manipuladoras, chantagistas, sedutoras.

“Características manipuladoras,
chantagistas, sedutoras são algumas
que traçam o perfil de quem é perverso”


Obviamente deve-se ter cautela antes de sair atestando perversão aos mais influentes, com fortes características de líderes ou predadores em sua essência, afinal persuasão e determinação podem são características muito bem-vindas socialmente e até admiráveis, mas alguns comportamentos podem ajudar revelar o perfil do perverso e a tomar cuidado quando as investidas ficarem emocionalmente perigosas.

A pessoa parece ser capaz de te prender, te seduzir emocionalmente e te fazer cair em suas armadilhas mentais, ainda que você tente escapar. Não é culpa sua, afinal, a pessoa faz tudo isso para te manipular, já que, no fundo, ela não se importa com você, só finge gostar.

Dá para escapar dessas ações furando o discurso do manipulador, ou seja, negando as sugestões que ele dá, começando a se impor, a falar mais de você e tomando decisões mais emancipadas, claro a não se expor demais quando ele estiver próximo.

* PhD, neurocientista, mestre psicanalista, biólogo, historiador, antropólogo, com formações também em neuropsicologia, psicologia, neurolinguística, neuroplasticidade, inteligência artificial, neurociência aplicada à aprendizagem, filosofia, jornalismo e formação profissional em nutrição clínica

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

12 de setembro, 2021 | 22:42

“Bem explicativo o texto. A massa não pensa. A massa age. Risos.”

Envie seu Comentário