
10 de setembro, de 2021 | 10:00
Municípios do Vale Aço receberão kits para atuação da Defesa Civil
Governo Federal
Kits são compostos por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital

Foi divulgada nesta quinta-feira (9) a relação dos 479 municípios que receberão um kit do Governo do Estado para atuação da Defesa Civil de cada localidade. Na região do Vale do Aço, foram vários selecionados e a previsão é que o repasse ocorra até outubro. Os kits são compostos por: uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital.
O processo de seleção dos municípios teve início no dia 10 de agosto, com a primeira etapa do Edital de Chamamento Público nº 01/2021. No total, 533 municípios apresentaram a documentação em envelopes lacrados, para comprovar o preenchimento dos requisitos do edital. A análise das inscrições foi feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e os 479 inscritos com maior pontuação foram os contemplados.
O objetivo é estruturar os municípios e garantir um melhor atendimento em situações de emergência, como inundações e outras situações adversas. Na região, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Jaguaraçu, Santana do Paraiso, Ipaba, Bugre, Inhapim, Iapu, Pingo DÁgua, Belo Oriente, Dionísio e Naque estão na lista divulgada pelo governo estadual.
Para a administração municipal de Jaguaraçu, a entrega em tempo hábil da documentação, feita pela coordenadoria de convênios da prefeitura, foi o fator importante para o sucesso na seleção. E para o diretor do Setor Operacional da Defesa Civil, José Antônio dos Santos, os equipamentos darão um importante reforço no trabalho a ser feito no período de chuva que está por vir.
A doação deste kit da Defesa Civil vem ao encontro a uma necessidade antiga da coordenadoria. Com estes equipamentos, a coordenadoria de Defesa Civil vai ter mais agilidade, autonomia e segurança para atender as famílias atingidas e mais eficiência e precisão no monitoramento das áreas de risco do município”, destacou.
Recurso
A compra dos veículos e dos demais itens foi possibilitada com recursos provenientes do Termo de Compromisso específico (TAC Defesa Civil), celebrado em novembro de 2020 e incorporado pelo Termo de Medidas para reparação integral dos danos causados pelo rompimento das barragens B-I, B-IV e B-IVA na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro de 2019.
O Termo de Reparação foi assinado em fevereiro de 2021 pelos compromitentes Estado de Minas Gerais, Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e Ministério Público Federal (MPF) e a compromissária Vale S.A. e homologado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Vinícius de Moura Martins
12 de setembro, 2021 | 00:35Ficou faltando na lista a cidade de Santana do Paraíso”