Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de setembro, de 2021 | 17:33

Em declaração à nação, Bolsonaro recua em ataques às instituições

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Presidente disse que suas falas no 7 de Setembro decorreram do calor do momentoPresidente disse que suas falas no 7 de Setembro decorreram do calor do momento

Depois de incitar a ruptura entre os poderes no 7 de Setembro e dizer que não iria mais acatar as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em manifestações em Brasília e em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou carta à nação nesta quinta-feira (9). Na carta, ele afirma respeitar as instituições brasileiras e diz que "suas palavras decorrem do calor do momento".

A divulgação da carta ocorreu momentos após Bolsonaro se reunir com o ex-presidente Michel Temer (MDB), responsável por indicar Moraes a uma cadeira no Supremo. A ida de Temer a Brasília teria ocorrido a pedido de Bolsonaro.

A nota foi publicada no site oficial do governo federal.

As falas do presidente representam um recuo diante da tensão entre os poderes. Confira a baixo a nota completa:

Declaração à Nação


No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.

2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.

7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.

8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.

9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Patriota Sem Partido

10 de setembro, 2021 | 16:07

“Lincoln, Roosevelt, De Gaulle, Churchill, JK e Tancredo X Jânio Quadros, Collor e Bolsonaro. Quais são os estadistas?”

Adir Ventura de Souza

10 de setembro, 2021 | 14:23

“Amigos o cara não sabe redigir uma carta de desculpa e fi. Do mundo isto e ainda aqui em Ipatinga tem emissoras de rádio que defende este cara e mole o que mais”

Observador

10 de setembro, 2021 | 13:22

“Engraçado a atitude dos esquerdistas, se ele tivesse chutado o balde e dado um golpe estariam todos choramingando que estavam vivendo em uma ditadura, mas numa atitude de estadista e de um grande líder propôs a pacificação e expôs os verdadeiros ditadores.”

Joanas

10 de setembro, 2021 | 10:18

“Nao acredito Nesta tregua deste ai.daqui uns dias volta falar besteira este homem nao tem capacidade mental de governar um pais.foi recorrer ao temer que foi um presidente cheio de fraucatua saiu da presidencia com popularidade no fundo do buraco . Brasil nao da sorte com seus politicos.estamos sem rumo.”

Renato

10 de setembro, 2021 | 08:13

“Ue! Temer agora também virou cidadão do bem?
Sei não. Acho que o gado está sendo feito de trouxa pelo Bozo. Será possível que foram passar vergonha na rua, no dia 7, pra nada? Será que o julgamento do filhote do Bozo fez com que o medo se instalasse? Seria bom o gado pensar... Pensar? Mas gado não pensa.... Ixi! Vão continuar dando vexame até serem abatidos pelo Bozo. Acorda povo idiota!”

Adir Ventura de Souza Ventura

10 de setembro, 2021 | 08:00

“Eu falei que Bolsonaro tem problemas mental ninguém acreditou tá aí a prova.”

Paulo

10 de setembro, 2021 | 07:11

“Bolsonaro se mostra cada dia mais despreparado para governar esse país. Viu a bolsa despencar e o dólar disparar teve que arregar. Só tem apoio de uns malucos e de alguns fanáticos religiosos, não conseguiu da o golpe que queria. Chamou o vampirao golpista pra escrever uma cartinha. E fez o que de melhor fazer transferir a responsabilidade, desta vez para "o calor do momento."”

Anti Mico

09 de setembro, 2021 | 22:47

“E muitos bestas do vale do aço ainda foram para a tal manifestação!!!”

Gildázio Garcia Vitor

09 de setembro, 2021 | 21:45

“Este, nem Lima Barreto, com toda sua genialidade criativa, conseguira inventar. Sugestão de leitura: "Triste Fim de Policarpo Quaresma".”

Carlos Roberto Martins de Souza

09 de setembro, 2021 | 21:43

“E não é que o Presidente Jair Caranguejo resolveu fazer alguma coisa... Andou...para trás... Publicou uma nota, de Trezentos, tentando se redimir de seu setembro negro! Como ele nunca mente... Eu é que vou mentir... Vou acreditar!”

Dimas Campos

09 de setembro, 2021 | 21:13

“A desgraça de um governo é a desgraça de um povo. Eu não comemoro nada. E vindo desse aí só recomendo cuidado. De arrependido o inferno está cheio. E essa carta nem foi escrita por ele. Saiu depois da reunião com o Michel Temeroso.”

Amadeu

09 de setembro, 2021 | 20:19

“Boa Noite.
Esse presidente não honra a calça que veste, fala as coisa e não tem coragem de honrar sua palavra, como vamos confiar num genocida desse......Fora Bolso.
ok”

Antonio Dimas Guedes Otoni

09 de setembro, 2021 | 19:11

“Correu macho, machucado. Incitou pessoas a ir pra rua, falou um monte de bobagens, e enfiou rabo entre as pernas e caiu fora, Na política é assim " Ninguém é melhor que ninguém, uns são piores que os outros"”

Paulo Cesar

09 de setembro, 2021 | 18:13

“Sendo bom observador vou aguardar um comentário de bom senso”

Envie seu Comentário