EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

09 de setembro, de 2021 | 16:50

Sinditanque-MG anuncia redução de 50% na distribuição de combustíveis

O Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais, anunciou nesta quinta-feira (9) que a distribuição de combustíveis para os postos de abastecimento será reduzida pela metade. O presidente Sindtanque-MG, Irani Gomes, afirmou que a proposta é manter o serviço pela metade até a próxima terça-feira, quando a categoria irá se reunir com o Governo de Minas.

À véspera do feriado de 7 de Setembro a entidade patronal determinou a paralisação dos tanqueiros e, em menos de 24 horas, postos ficaram desabastecidos em várias cidades. A situação foi normalizada somente na quarta-feira, quando pela manhã foi anunciada a suspensão da paralisação.

O Sinditanque insiste que o governo de Minas Gerais reduza a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os preços dos combustíveis.

Entretanto, o Governo de Minas tem esclarecido que as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do estado não passaram por mudanças recentes e estão em vigor desde 2018.

A nota do governo explica que o ICMS da gasolina passou de 29% para 31% em janeiro de 2018; do etanol, de 14% para 16% em janeiro de 2018 e do diesel, de 12% para 15% em janeiro de 2012.

O governo mineiro também alega que a disparada de preços dos combustíveis não está relacionada ao ICMS cobrado pelo estado, mas a política de preços adotada pela Petrobras.

“Quanto à possibilidade de redução das atuais alíquotas do ICMS dos combustíveis, vale ressaltar que é preciso, primeiro, uma autorização, por unanimidade, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Na última reunião com representantes do Sindtanque, ficou decidido que a reivindicação da entidade seria apresentada ao Confaz como, de fato, o foi, em julho último. Porém, o pedido foi rejeitado pelo Conselho, formado pelas Secretarias de Fazenda dos 26 Estados e do Distrito Federal”, finalizou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Anti Mico

09 de setembro, 2021 | 22:49

“Bora povo, fazer aquela manifestação!!!

Agora chega a 7 conto!!!”

Envie seu Comentário