06 de setembro, de 2021 | 17:00

Antônio Dias lança projeto que valoriza a música instrumental

Acervo Funarte/Divulgação
Programa incentiva o aprendizado de música no município: formação de novos artistas, disciplina e dedicaçãoPrograma incentiva o aprendizado de música no município: formação de novos artistas, disciplina e dedicação

Valorizar a música instrumental e oferecer acesso ao aprendizado e o contato direto com um instrumento musical, incentivando a formação de novos artistas, estão entre os objetivos do programa “Mais Música”, que será lançado oficialmente em Antônio Dias, nesta terça feira, feriado de 7 de Setembro, no Casarão, no centro da cidade.

O programa oferecerá, ao longo de 12 meses, aulas gratuitas de introdução musical e aperfeiçoamento do ensino de música com professor qualificado, além de disponibilizar instrumentos de sopro e de percussão e material didático. Os alunos poderão aprender teoria musical e, também, a prática de instrumentos como flauta doce, bombardino, clarinete, flauta transversal, flautim, prato, tarol, sax alto, sax tenor, trombone, trompete e tuba.

Após um longo trabalho que envolve estudo, disciplina e dedicação, os alunos músicos serão presenteados com um evento final denominado “Encontro de Bandas de Música”, reunindo diversas corporações musicais de Minas Gerais e a Banda de Música de Antônio Dias. O projeto tem o objetivo, também, de trabalhar a disciplina, o relacionamento social, o raciocínio lógico e a persistência dos alunos.

Divulgação
Resgate cultural

As aulas serão ministradas no Centro Cultural Manoel de Barros e na Escola Municipal José Inácio de Miranda, na comunidade de São Joaquim da Bocaina. A proposta é que seja resgatado e, novamente, consolidado o movimento cultural musical que por muitos anos foi uma realidade na cidade. “Após o período de aprendizado, o município ganhará mais do que músicos: uma tradicional Banda de Música local”, informa a produção.

O Mais Música: Programa de Incentivo à Música Instrumental tem o patrocínio cultural da Bemisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Antônio Dias, e é realizado pela Criativo Produções e pelo Ministério do Turismo. Para o diretor de Minério de Ferro da Bemisa, Márcio Gontijo, o programa está bastante alinhado com os valores da empresa, que também investe na responsabilidade social com compromisso na comunidade onde atua.

O gestor cultural do projeto, Bruno Minafra, afirma que o ensino da música “desperta no cidadão um gosto a mais pela arte de forma geral, além de ser um valioso projeto social e cultural de suma importância para desenvolvimento do intelecto e para a prática artística dos munícipes de Antônio Dias”. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Cultura ou no site da Prefeitura: https://www.antoniodias.mg.gov.br/. As inscrições e as aulas são totalmente gratuitas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário