07 de setembro, de 2021 | 09:30

Comércio fechado no feriado do Dia da Independência do Brasil

Arquivo DA
As normas para o funcionamento do comércio durante os feriados deste ano foram definidas na Convenção Coletiva de Trabalho As normas para o funcionamento do comércio durante os feriados deste ano foram definidas na Convenção Coletiva de Trabalho

Nesta terça-feira (7), feriado do Dia da Independência do Brasil, as lojas de rua estarão fechadas no Vale do Aço e voltam a funcionar na quarta-feira (8). Apenas supermercados e as demais empresas de gênero alimentício, como açougues, casas de carne, mercearias, hortifrútis, sacolões e peixarias poderão abrir as portas com a mão de obra dos empregados no feriado, das 8h às 13h. Essa norma está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Conforme divulgado pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, as atividades econômicas consideradas básicas à população, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, também poderão funcionar nesta terça-feira. Já no Shopping Vale do Aço, a Praça de Alimentação funcionará das 11h às 22h. O cinema abre conforme programação prévia, que pode ser conferida no site www.shoppingvaledoaco.com.br. Lojas e quiosques têm abertura facultativa, ou seja, não poderão usar a mão de obra dos empregados, mas podem abrir as portas com os proprietários na linha de frente, segundo o Sincomércio.

Agência bancárias

No feriado da Independência do Brasil, não haverá atendimento nas agências bancárias. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em nota enviada ao Diário do Aço. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, assim como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking (operação bancária móvel), conforme a nota da Febraban. “Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços”, ressalta.

Outros atendimentos

A Febraban também informa que o atendimento pelo celular, pelo computador e telefônico estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, além de apresentarem mais comodidade e conveniência aos seus clientes. “Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 7 de setembro poderão ser pagas, sem acréscimo, no próximo dia útil, quarta-feira (8). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário