05 de setembro, de 2021 | 09:00

Repartições públicas vão emendar feriado de 7 de Setembro

Divulgação
Em Coronel Fabriciano, assim como em todas as outras cidades da RMVA, somente funcionarão serviços essenciais no início da semanaEm Coronel Fabriciano, assim como em todas as outras cidades da RMVA, somente funcionarão serviços essenciais no início da semana

A próxima terça-feira, 7 de setembro, é feriado nacional em virtude da celebração da Independência do Brasil. No Vale do Aço, as repartições públicas não vão funcionar nesta data e também haverá ponto facultativo na segunda-feira (6). Com isso, o feriado será emendado nas prefeituras da Região Metropolitana do Vale Aço: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo. A rotina regular de atendimento será retomada na quarta-feira (8).

Em Ipatinga, conforme o Decreto Municipal nº 9.778, o ponto facultativo não se aplica somente a serviços essenciais, como Defesa Civil, Limpeza Urbana, Cemitérios; Vigilância e Agentes de Trânsito; Hospital Municipal, UPA e SAMU. As Escolas Municipais cumprirão calendário próprio da Secretaria Municipal de Educação.

No município de Santana do Paraíso, também só vão funcionar os serviços essenciais, como o plantão covid da UBS do Centro, de 9h as 17h, com médico e um servidor da farmácia apto a indicar medicações; plantão funeral; plantão de óbito domiciliar e coleta de lixo.

Em Fabriciano, conforme decreto 7.681, durante o feriado, serão mantidos os serviços essenciais como a vigilância dos prédios públicos, cemitério municipal, fiscalização e atividades do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. A coleta de lixo domiciliar funcionará normalmente na segunda e terça-feira. No dia 7, os serviços de varrição, capina e coleta de entulho serão interrompidos e retomados, conforme o calendário, na quarta-feira (8). Além disso, “o Centro Covid – na rua José Maria Magalhães, 209, Centro – funcionará normalmente das 7h às 19h. Após este horário, em caso de urgência e emergência médicas, o cidadão deve procurar a UPA 24h, no bairro Silvio Pereira II. O Hospital Dr. José Morais e o SAMU 192 também funcionarão normalmente. O mesmo serve para o Tele Referência – Saúde, com atendimento 24 horas por dia via WhatsApp pelo telefone (31) 9 8942-3003”.

Em Timóteo, conforme o governo municipal, funcionarão normalmente: “a Unidade de Pronto Atendimento Geraldo dos Reis Ribeiro, no bairro Primavera. O Centro de Referência ao Combate à Covid, das 7h às 17h.

O serviço de coleta de lixo. As atividades de varrição e capina serão realizadas na segunda, sendo suspensas na terça. As escolas da rede municipal de ensino funcionarão de forma remota na véspera do feriado. Não haverá aula no Dia da Pátria”.

Sem desfiles

Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, 2021 será o segundo ano consecutivo em que não haverá o tradicional desfile cívico do 7 de Setembro nos municípios da RMVA.

Manifestação

Embora não tenha desfiles no Vale do Aço, vai ocorrer ato político. Conforme já noticiado, o Grupo Guerreiros Voluntários B38 Vale do Aço confirmou a realização da manifestação "por respeito à constituição e eleições transparentes", cujas atividades serão concentradas em Ipatinga. Na programação divulgada pelos organizadores, estão 24h de vigílias, jejuns coletivos e orações pelas igrejas cristãs. A partir das 6h será interrompido parcialmente o trânsito nas BR’s 381 e 458 (saídas para BH, Valadares e Caratinga); arrecadação de alimentos não perecíveis pela Capelania Unicev; às 8h, sairão motociatas e carreatas de Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso em direção ao bairro Horto, em Ipatinga. Haverá apoio logístico aos caminhoneiros (do café ao banho), enquanto durar a paralisação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário