03 de setembro, de 2021 | 18:00

Grupo capixaba propõe construção de nova ferrovia para ligar Ipatinga a São Mateus

Divulgação FCA
A proposta prevê que nova ferrovia sairia do litoral norte do ES, passaria por Nova Venécia, Governador Valadares e chegaria a IpatingaA proposta prevê que nova ferrovia sairia do litoral norte do ES, passaria por Nova Venécia, Governador Valadares e chegaria a Ipatinga

O escoamento de cargas pela região deve ser impulsionado com a construção de três novas linhas férreas a partir do instrumento de autorizações ferroviárias, previsto na Medida Provisória nº 1.065/2021. Os primeiros requerimentos de interessados em usar o mecanismo para fazer e operar ferrovias foram apresentados na semana que passou, ao Governo Federal, durante o lançamento do programa Pro Trilhos, no Palácio do Planalto. O programa permite que empresas privadas construam e operem ferrovias mediante autorização do governo.

As dez solicitações recebidas totalizam 3,3 mil quilômetros de novos trilhos, em nove estados, e R$ 53,5 bilhões em investimentos privados. Desse total, 663 quilômetros são na região Sudeste e somam investimento de R$ 7,8 bilhões, passando por três estados (Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo).

Agora, os requerimentos começam a ser avaliados pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), responsável por emitir as autorizações, caso os empreendimentos cumpram todos os requisitos exigidos pelo Governo Federal, nos termos da MP nº 1.065, publicada em 30 de agosto. As autorizações ferroviárias têm potencial de aumentar a participação do modal dos atuais 20% para 40% da logística nacional de transportes até 2035.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que o Brasil fez uma “escolha ruim” no passado ao exigir que a construção de ferrovias fosse feita exclusivamente pelo poder público. Segundo ele, o encarecimento do petróleo, que fez subir o preço dos combustíveis, mostrou a importância do investimento privado do setor ferroviário.

Vale do Aço

A Petrocity Portos S.A. pleiteia construir e operar segmento ferroviário entre São Mateus (ES) e Ipatinga, com extensão de 420 quilômetros. O empreendimento ferroviário tem a proposta de fazer a conexão com o futuro terminal de uso privativo a ser instalado pela Petrocity, permitindo o transporte de grãos e cargas gerais. O investimento estimado é da ordem de R$ 5 bilhões.

O investimento previsto somente nessa nova ferrovia é da ordem de R$ 5 bilhões e deve contar com recursos de investidores estrangeiros. O diretor da Petrocity, José Roberto Barbosa, que participou da solenidade em Brasília, explicou que a intenção é ligar o Vale do Aço ao município capixaba, onde há o projeto para a instalação do Centro Portuário São Mateus (CPMS), da mesma empresa. O empreendimento aguarda a liberação da licença ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema) para prosseguir.

O projeto inicial prevê a construção da nova estrada de ferro margeando a BR-381, com passagem por Barra de São Francisco, Nova Venécia e Governador Valadares, conforme apurou o Diário do Aço.

O empresário explicou que, em um segundo momento, há ainda o projeto da Petrocity para que a ferrovia chegue até Sete Lagoas, um projeto para resolver o gargalo ferroviário entre a região Centro-Oeste do país e os portos do Espírito Santo.

Fundada em 2013, a empresa pertence a um grupo de executivos com experiência no setor logístico e financeiro e conta com acionistas do Brasil e do exterior.

Triângulo

Entre outros projetos, de outras empresas, a VLI, que já opera ramais ferroviários no Brasil, apresentou dois requerimentos para construir e operar novas ferrovias. A empresa propõe um segmento entre Uberlândia e Chaveslândia, no Triângulo Mineiro, com 235 quilômetros de extensão e investimento de R$ 2,7 bilhões.

O empreendimento será voltado ao escoamento de basalto até as regiões produtoras do agronegócio e grãos para exportação, sendo conectado à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), cuja prorrogação antecipada do contrato de concessão já foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e deve ocorrer neste ano. (Com informações da Ascom / Ministério da Infraestrutura)
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Comentários

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Valdice Ferreira de Azevedo Campos

13 de novembro, 2021 | 13:10

“Barra de São Francisco a São Mateus são menos de 200km. O escoamento dos blocos de rochas ornamentais seria viável em distância tão pequena?”

Ricardo

06 de setembro, 2021 | 22:20

“Uai, vão ter duas vias paralelas? Porque de Ipatinga a Valadares a EFVM já é praticamente paralela à BR 381?”

Paulo Sérgio

04 de setembro, 2021 | 08:42

“Parabéns ao governo federal, na pessoa do Sr Ministro da Infraestrutura, pela implementação do modal ferroviário. Amo ferrovias. Sou apaixonado por trens. E esse tipo de notícia, me enche de alegria e orgulho. Parabéns.”

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