03 de setembro, de 2021 | 10:00

Mudança no comportamento de consumidores abriu caminho para novos golpes, avalia advogado

Álbum pessoal
Gustavo Botelho Silva destaca que aceleração da digitalização tem influência nos registros de fraude Gustavo Botelho Silva destaca que aceleração da digitalização tem influência nos registros de fraude

Após o Serasa Experian divulgar que o número de ataques fraudulentos contra brasileiros chegou a 1,9 milhão no primeiro semestre de 2021, o advogado especialista em Direito do Consumidor, Gustavo Botelho Silva, de Ipatinga, explica que a mudança de comportamento do consumidor, que passou a comprar mais na internet, abriu caminho para novos tipos de golpes.

A alta de fraudes foi puxada principalmente pelas ações contra pessoas de até 25 anos, que tiveram crescimento de 19,3%, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Gustavo observa que dentre as principais queixas das vítimas, com a utilização de documentação falsa ou furtada, está relacionada à compra de aparelhos celulares, cartões de créditos emitidos, financiamento de eletrônicos, abertura de contas em bancos, compra de automóveis e abertura de empresas.

“A região do Vale do Aço registrou um aumento expressivo de tentativas de fraudes nos últimos meses, basta verificar a quantidade de pessoas informando que teve o seu telefone clonado, contas da rede social hackeadas. O aumento das tentativas de fraude ocorridas é um reflexo da aceleração da digitalização em decorrência da pandemia de covid-19”, avalia o advogado.

Gustavo também salienta que ocorreu uma mudança no comportamento dos consumidores brasileiros, que passaram a adquirir bens e serviços on-line, em decorrência das regras de distanciamento social. “Com o aumento das transações comerciais pela internet, ocorreu o aumento de fraudes. A título de exemplo, em janeiro, um hacker roubou dados de 223 milhões de brasileiros e vendeu na dark web, informações como nome completo, data de nascimento, CPF, nível de escolaridade, imposto de renda e saldo bancário foram vazadas, demonstrando que precisamos de uma infraestrutura tecnológica mais sofisticada para impedir o vazamento de informações”, frisa.

Ajuda

Diante do cenário de golpes, a vítima, ao identificar uma dívida que não reconhece, deve procurar imediatamente a instituição financeira. Em caso de negativação indevida, pode pedir que a empresa retire o registro do cadastro de inadimplentes e, caso isto não ocorra, o consumidor deve entrar na Justiça com uma ação de declaração de inexistência do débito e danos morais.

“Importante esclarecer que a empresa pode ser responsabilizada pelos danos causados quando o consumidor é vítima de fraude, pois a empresa tem a obrigação de oferecer um sistema seguro ao consumidor, proteger os seus dados e verificar todas as informações antes de fechar novos contratos ou confirmar a venda de produtos”, orienta o advogado de Ipatinga.

Em caso de perda ou roubo de documentos, é necessário que o consumidor se previna fazendo um Boletim de Ocorrência. “Tome muito cuidado com seus documentos pessoais, principalmente com o CPF. Não informe número de documentos em sorteios e promoções de empresas desconhecidas; não faça cadastro em sites que não são de confiança. Desconfie de sites que anunciam produtos com preços muito abaixo do mercado. Quando for pagar um boleto, confira atentamente se o beneficiário está correto. Não compartilhe dados pessoais em redes sociais e não clique em links desconhecidos”, conclui Gustavo Botelho.
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