02 de setembro, de 2021 | 14:10
Canal de compras coletivas Facily é campeão em reclamações no Procon
O Facily é o primeiro app do Brasil a explorar a modalidade de social commerce de compra coletiva, com foco nas classes C, D e E.
Hoje, a plataforma tem mais de 5 milhões de downloads. Em 2020, a companhia teve crescimento exponencial. No aplicativo, os usuários podem encontrar mais de 10 categorias, entre alimentação, eletroeletrônicos, entre outras, que contemplam em torno de 70 mil produtos.
Mas é importante saber que o aplicativo vem acumulando uma enorme lista de reclamações de consumidores no Procon e no Reclame Aqui. No Procon, são 11 mil queixas desde janeiro de 2020 desse total, 9.019 são apenas de junho. No Reclame Aqui, são 60 mil reclamações. Entre os problemas mais reportados estão a dificuldade de conseguir atendimento, problemas com estorno do valor pago e atrasos nas entregas.
Luciano Freitas, CMO do Facily, diz que essas queixas refletem as dores do crescimento da empresa. Somos uma startup com estrutura de startup. Na pandemia, crescemos dois dígitos por mês. Mas neste ano estamos crescendo três dígitos. Dobramos de tamanho mês a mês e com isso vieram as dores do crescimento”.
Ele diz que a empresa trabalha para resolver os atrasos de entrega e estornos. Vamos resolver 100% dos problemas em algumas semanas. Chegamos a um ponto que não podemos só dobrar o número de pedidos, mas precisamos dobrar a estrutura de desenvolvedores, suporte, logística. Mas leva tempo entrevistar todo mundo”, afirma Freitas.
Segundo a página do site ABRI, que lista todas as formas de atendimento que o Facily disponibiliza, atualmente é possível falar com a empresa via telefone, sendo um número exclusivo para capitais e regiões metropolitanas e um número 0800 para as demais localidades; também há um WhatsApp de atendimento, e-mail e, por fim, uma central de ajuda com algumas respostas rápidas.
A empresa diz que tomou, em conjunto com o Procon, todas as providências para sanar problemas relacionados a entrega de produtos. Além disso, internamente, a companhia aumentou a equipe de atendimento e logística para trazer mais assertividade no contato e entrega dos clientes. Por isso, a companhia, após algumas reuniões com o órgão, já conseguiu resolver parte do problema e segue para solucionar a totalidade”.
O app está disponível em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Recife.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]