01 de setembro, de 2021 | 16:53
Fazenda em Santa Luzia vai virar museu da cozinha mineira
Representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e do município de Santa Luzia assinaram protocolo de intenção de cooperação técnica para implantação do Museu da Cozinha Mineira na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A parceria busca contribuir para o desenvolvimento e a valorização da cozinha mineira como patrimônio cultural imaterial.
A proposta para o equipamento cultural é de que seja feita uma exposição de longa duração e outras mostras temáticas de média duração, com base em calendário de datas comemorativas e em consonância com atividades educativas. O espaço expositivo deverá ser composto por utensílios domésticos relacionados à cozinha mineira e objetos e recursos tecnológicos que incentivem a interação dos visitantes com o acervo.
"O Museu da Cozinha Mineira será parada obrigatória para turistas, até pela proximidade com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins”, aposta o secretário Leônidas Oliveira, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). O presidente do Iepha-MG, Felipe Pires, acrescenta que a cozinha é parte da identidade e da cultura de Minas Gerais, e representa não apenas o alimento, mas tradição e história.
Prédio histórico
O museu será instalado na Fazenda Boa Esperança, pertencente ao município, e que será restaurada pela prefeitura. A Fazenda Boa Esperança é um exemplar da arquitetura rural mineira de finais do século XIX. A edificação principal é uma construção inspirada no estilo colonial e se integra perfeitamente à natureza local. O principal detalhe arquitetônico é o alpendre.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















