31 de agosto, de 2021 | 17:08
Dupla é condenada a mais de 20 anos de prisão por tentar matar para roubar bicicleta e boné em Naque
Arquivo DA
Crime praticado em fevereiro de 2021 em Naque foi a julgamento essa semana, na Comarca de Açucena

Atendendo a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Vara Única da Comarca de Açucena, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, condenou dois homens pela prática, em fevereiro deste ano, do crime de tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) na cidade de Naque. Icleomar Martins da Costa, de 20 anos, foi sentenciado a 24 anos, oito meses e 12 dias de reclusão, e Marcos Vinícius Gonçalves Guimarães, de 18 anos, à pena de 21 anos, dois meses e dois dias de reclusão. Eles ainda terão que pagar multa.
Conforme denúncia oferecida pela 11ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, a dupla tentou matar Juscélio Pinto da Cruz, 41 anos, para tomar posse de um boné e de uma bicicleta da vítima. As investigações demonstraram que os réus se encontraram com a vítima na rua, quando esta saiu para comprar carvão para um churrasco que ocorria em sua casa.
A bicicleta de J.P.C. estragou no caminho, tendo o réu Marcos Vinícius se oferecido para consertá-la, ao mesmo tempo em que o Icleomar negociava um boné com a vítima, que comprou o objeto por R$ 20. Após o encontro, a vítima retomou seu caminho, sendo seguida pelos réus, que imaginaram que ela estaria embriagada e com dinheiro nas mãos.
A dupla, então, abordou novamente o homem próximo a um local deserto. Icleomar tomou o boné que havia vendido para a vítima e tentou pegar a bicicleta também, momento em que a vítima reagiu e o jovem teria mandado Marcos Vinícius atirar contra ela para matá-la.
Marcos sacou a arma de fogo e disparou contra Juscélio, tiro que atingiu seu maxilar. Na época, o ferido foi encaminhado em uma ambulância para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, onde ficou internado para ser submetido a uma cirurgia para extrair o projétil alojado.
Os agentes abandonaram o local logo após o crime, não sendo localizado pelos policiais militares. Na ocasião, a ocorrência da Polícia Militar foi registrada como tentativa de homicídio, mas durante o curso do inquérito e processo na Justiça, os suspeitos foram denunciados por tentativa de latrocínio. A dupla foi condenada por tentativa de latrocínio, que tem natureza hedionda. Por isso, as penas somadas chegaram a mais de 21 anos para um dos envolvidos e passou de 24 anos para o segundo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]