26 de agosto, de 2021 | 14:36
Ipatinga é selecionada para ser uma das sedes do Festival Paralímpico
Divulgação
Administração será responsável pela gestão do evento, que será no início de dezembro, no Parque Ipanema, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro
Administração será responsável pela gestão do evento, que será no início de dezembro, no Parque Ipanema, em parceria com o Comitê Paralímpico BrasileiroFoi confirmado na tarde desta quarta-feira (25) que Ipatinga será uma das dez cidades-sedes mineiras para disputas do Festival Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento será realizado no dia 4 de dezembro e a expectativa é que cerca de 7 mil crianças participem, em todo o país. Em Ipatinga, são esperados 100 participantes e a programação será no Parque Ipanema, anunciou o governo municipal.
O Festival é destinado a crianças com algum tipo de deficiência, na faixa etária de 8 a 17 anos. Assim como na última edição, em 2019 (em 2020 o evento foi suspenso devido à pandemia), serão três modalidades por cada sede, sendo que as disputas se dão em horário matutino, de 8h30 ao meio-dia.
O prefeito Gustavo Nunes (PSL) disse que estamos muito felizes por termos sido escolhidos como uma das sedes do Festival Paralímpico. Ipatinga sempre foi um celeiro de atletas e a administração olha com muito carinho para o esporte paralímpico. Tanto que, desde junho, iniciamos no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro o projeto de Bocha Paralímpica, que veio se somar às atividades do também prestigiado basquete em cadeira de rodas”.
Projeto
O projeto Esporte Paralímpico ocorre via Lei de Incentivo, que permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio dela é que foi implementada no município a prática sistemática da Bocha Paralímpica.
Em Ipatinga, o projeto é capitaneado pela Secretaria de Educação, e a Associação Esportiva e Educacional Vale do Aço (Asseeva), contando com o apoio da Cemig. São atendidas pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento, portadores de paralisia cerebral, deficiência intelectual e síndrome de down.
Basquete adaptado
O Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro também abriga outro projeto proveniente de Lei de Incentivo que é praticado às terças e quintas no ginásio poliesportivo Ely Amâncio, o basquete adaptado em cadeira de rodas, desenvolvido pela PMI em conjunto com a Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (LIESPE) e Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















