18 de agosto, de 2021 | 13:59
Divulgado edital com 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal de Minas Gerais
Divulgação
O concurso é estadual e, portanto, o candidato aprovado pode ser nomeado para qualquer uma das unidades prisionais do Estado de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) publicou nesta quarta-feira (18) o edital de concurso público para o provimento de cargos da carreira de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal. Ao todo estão sendo ofertadas 2.420 vagas, sendo 1.944 destinadas ao público masculino e 476 ao público feminino. O certame será organizado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos Instituto Selecon e terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.
O edital Sejusp nº 02/2021 está disponível no site da Sejusp (www.seguranca.mg.gov.br/sobre/recrutamento-e-selecao/concursos-publicos) e também no site da Selecon (selecon.com.br), contendo todas as informações detalhadas sobre o certame. Para ingressar no cargo é requisito a conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio ou, ainda, formação de nível superior, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O vencimento básico, referente ao nível inicial da carreira, corresponde a R$ 4.631,25 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva, podendo ser desempenhada em regime de escala de plantão.
Locais
O concurso é estadual e, portanto, o candidato aprovado pode ser nomeado para qualquer uma das unidades prisionais do Estado de Minas Gerais, sendo que a escolha do local de lotação se dará no momento da posse, observada a ordem de classificação do candidato. Entre as unidades estão os presídios de Coronel Fabriciano e Timóteo; a Penitenciária Dênia Moreira de Carvalho, em Ipaba; e o Centro de Remanejamento Provisório de Ipatinga, Ceresp.
No ato da inscrição o candidato poderá optar pelo local de realização da prova objetiva e da redação primeira etapa do concurso , que serão aplicadas em Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Não será admitida ao candidato a alteração do município de realização da prova após efetivação da inscrição.
Vale destacar que não é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação para a investidura no cargo e, também, que não há altura mínima e altura máxima para concorrer a uma das vagas.
Inscrições e prova objetiva
A aplicação da prova objetiva e da redação está prevista para o dia 16/01/2022. Esta é a primeira de seis etapas do certame. As inscrições para este concurso público serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Instituto Selecon, no período de 22/10/2021 a 21/11/2021. O valor da inscrição será de R$ 49,16, ficando estabelecida a reserva de vagas para pessoas com deficiência no percentual de 10% das vagas. O concurso é dividido em seis etapas: prova objetiva e redação; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade; curso de formação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]