17 de agosto, de 2021 | 14:31
Dia do Patrimônio Cultural tem programação virtual em Minas
Acervo Iepha-MG
Folia de reis é uma das manifestações populares tradicionais preservadas pelo patrimônio histórico mineiro
Folia de reis é uma das manifestações populares tradicionais preservadas pelo patrimônio histórico mineiroNo ano em que o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) celebra seu cinquentenário, as comemorações do Dia do Patrimônio Cultural 2021 reúnem, de hoje a domingo (22), pesquisadores, estudiosos, fazedores de cultura e membros de comunidades tradicionais para refletir o passado, o presente e o futuro da preservação do patrimônio material e imaterial. Com o tema "Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes", uma programação diversificada será oferecida virtualmente ao público, que poderá acompanhar pelo YouTube do Instituto variada programação de rodas de conversas, oficinas e palestras, e interagir durante as atividades.
Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o Dia do Patrimônio Cultural 2021 propõe uma reflexão sobre os 50 anos das políticas de patrimônio cultural no estado de Minas Gerais e os novos caminhos. Para o presidente do Iepha-MG, Felipe Pires, a data é necessária para destacar a diversidade cultural e a valorização de ações que promovem a identidade histórica da sociedade.
Para ampliar as discussões, temas relevantes integram as mesas de debates, como trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural, novos desafios do patrimônio cultural e novos horizontes para os museus. As rodas de conversas convidam à troca de experiências e aprendizados com comunidades detentoras de bens culturais registrados, ou em processo de registro, especialmente a atuação em tempos de pandemia.
Duas oficinas fazem parte da programação: sobre o patrimônio construído, para restauração de fachadas, e a técnica do estêncil, que é vista como um modo de manifestação artística. Além disso, haverá um curso livre presencial, sobre cartografia afetiva, no Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG, e outras tantas atividades, como visitas virtuais a espaços culturais do Circuito Liberdade, em BH, exposições fotográficas, bate-papos, mostra de filmes, concerto e o I Encontro Estadual de Equipamentos Culturais: arquivos, bibliotecas e museus - contemporaneidade e novos horizontes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













