DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

16 de agosto, de 2021 | 07:34

Terremoto que devastou o Haiti deixou 1.300 pessoas sem vida

Com informações da RTP Portugal
Passou de setecentos para quase 1.300 o número de mortes provocadas pelo violento terremoto que atingiu o Haiti no sábado (14). O tremor teve magnitude de 7,2 na escala que mede a intensidade de terremotos.

O país caribenho contava [até domingo] quase 15 mil casas totalmente destruídas, e muitas danificadas pelo sismo, que deixou marcas de devastação.

Há mais de 5.700 feridos e quase 1.300 mortos confirmados. O terremoto, de magnitude 7,2, que também foi sentido na República Dominicana (com a qual o Haiti divide a ilha de Hispaniola) e em Cuba, ocorreu às 8h29 locais, a cerca de 12 quilômetros da cidade de Saint-Louis-du-Sud, a 160 quilômetros (km) da capital haitiana, Porto Príncipe.

O epicentro do tremor foi a a dez km de profundidade da superfície. Houve uma réplica de magnitude 5,2 a 17 km da localidade de Chantal, também com epicentro a dez km de profundidade, segundo dados do Instituto Norte-Americano de Geofísica.

Reprodução de vídeo
Haitianos, em área de destruição provocada por terremoto no fim de semanaHaitianos, em área de destruição provocada por terremoto no fim de semana


Sem registro de brasileiros

No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores informou que, até domingo, não havia registro de brasileiros que tenham sido vítimas do terremoto que atingiu o Haiti na manhã de sábado. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a comunidade brasileira no país é estimada em 50 pessoas, sendo a maioria de religiosos.

Ajuda humanitária

Vários países começaram a mobilizar ajuda humanitária para o Haiti. Estados Unidos foi o primeiro. Ainda no sábado, o presidente Joe Biden autorizei uma resposta imediata e nomeou a Administradora da USAID [Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional], Samantha Power, como a autoridade sênior dos Estados Unidos para coordenar o esforço.

“Por meio da USAID, estamos apoiando as medidas para avaliar os danos e ajudar nos esforços para recuperar aqueles que foram feridos e aqueles que agora precisam reconstruir. Os Estados Unidos continuam sendo um amigo íntimo e duradouro do povo do Haiti e estaremos lá após essa tragédia", informou Biden em comunicado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário