04 de agosto, de 2021 | 17:06
Em live, jornalistas lançam biografias de ícones da MPB
Renato Parada/Divulgação Livraria da Vila
Julio Maria lança ''Ney Matogrosso - A biografia'', nesta quinta-feira ao vivo

Julio Maria e Jotabê Medeiros, duas referências do jornalismo cultural brasileiro, participam do #livecomavila e falam, entre outras coisas, sobre o processo de pesquisa e construção das biografias de dois ícones da música brasileira: Ney Matogrosso e Roberto Carlos. Nesta quinta-feira (5), o jornalista, roteirista e escritor Julio Maria, lança "Ney Matogrosso - A biografia", pela Companhia das Letras, e apresenta ao público curiosidades sobre a vida e a obra de um dos artistas mais transformadores da cultura do país, que no primeiro dia de agosto completou 80 anos de muita energia e criatividade.
Julio Maria passou cinco anos perseguindo a trilha de Ney para contar sua história. Visitou a casa em que ele nasceu, em Bela Vista do Mato Grosso do Sul, a vila militar em que viveu a conturbada adolescência com o pai, em Campo Grande, e o quartel da Aeronáutica que o abrigou como soldado no Rio de Janeiro. Encontrou um irmão mais velho do qual a família não tinha notícias, levantou documentos de agentes que o observaram durante a ditadura e localizou fatos raros da fase Secos & Molhados.
Aliado apenas à própria intuição, Ney Matogrosso abriu um caminho único na música brasileira. Enfrentou as intransigências do pai militar e os dogmas da Igreja católica, sobreviveu aos anos de chumbo e à sombra da aids, manteve-se firme diante das promessas de riqueza do showbiz, das críticas a seu "canto de mulher" e da vigilância das censuras.
Renato Parada/Divulgação Livraria da Vila
Jotabê Medeiros lança ''Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha'', no próximo dia 10
Voz tamanha
Na próxima terça-feira (10), o repórter e crítico musical Jotabê Medeiros, autor de "Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha", da editora Todavia, revela fatos marcantes da vida do personagem mais popular da música brasileira, que completou 80 anos em abril deste ano.
Autor das biografias sobre Belchior e Raul Seixas, Jotabê se aprofunda na formação musical do artista, desde a infância em Cachoeiro de Itapemirim e os primeiros passos cantando à moda de João Gilberto, até a explosão como líder do incipiente rock nacional e os hits que ao longo de décadas emplacou entre os mais ouvidos do país.
Os programas de rádio do Rio e de São Paulo que pegavam fogo, as bandas de rock que se multiplicavam arrastando multidões, o impacto comportamental e publicitário do iê-iê-iê, os ecos na personalidade metódica e na carreira construída com esmero, as amizades e turbulências com Tim Maia, Erasmo Carlos e o exuberante Carlos Imperial, tudo isso salta com vigor dessas páginas - e com a verve de um jornalista musical tarimbado que testemunhou boa parte do que narra no livro.
Serviço
#LivecomaVila, transmissão pelo Instagran/@livrariadavila, 19h
Quinta-feira (5): Julio Maria, "Ney Matogrosso - A biografia"
Terça-feira (10): Jotabê Medeiros, "Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha"
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]