04 de agosto, de 2021 | 14:48

Vacinação contra covid ultrapassa marca de 10 milhões de primeiras doses aplicadas em Minas

Pedro Gontijo/Imprensa-MG
Número representa 62,23% de pessoas acima de 18 anos vacinadas em primeira doseNúmero representa 62,23% de pessoas acima de 18 anos vacinadas em primeira dose

Com uma média móvel de 224 mil doses aplicadas diariamente, Minas Gerais inicia o mês de agosto com 10.199.777 pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, o que representa 62,23% de pessoas acima de 18 anos vacinadas, informou o governo estadual. Referente às doses únicas ou segunda dose, foram 4.196.551 pessoas imunizadas, cobertura vacinal de 25,6%.

Na avaliação da diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Marcela Ferraz, esse é um marco muito importante de uma campanha que tem sido promovida desde janeiro de 2021. “Agora já começamos a observar um reflexo positivo da vacinação, com queda em indicadores importantes relacionados à covid-19, como a redução nas internações, no número de óbitos e de municípios que registram mortes pela doença”, aponta.

O Governo de Minas pretende imunizar todas as pessoas acima de 18 anos com a primeira dose até o fim de setembro. A cobertura depende do envio de doses suficientes pelo Ministério da Saúde.

Logística

Minas Gerais tem 586.528 quilômetros de extensão territorial, o que exige organização minuciosa para distribuição eficiente das vacinas, mantendo também a austeridade nos gastos. A SES-MG tem trabalhado para que as vacinas cheguem aos cidadãos no menor tempo possível. "Temos investido em uma operação logística bastante eficiente para reduzir o tempo de guarda dessas vacinas aqui na secretaria”, pontua Ferraz. A ação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e das polícias Militar e Civil.

Até terça-feira (3), Minas Gerais havia recebido 18.137.444 doses de imunizantes contra a covid-19. A última remessa enviada pelo Ministério da Saúde, na sexta-feira (30/7), será destinada à aplicação da primeira e da segunda dose em caminhoneiros e trabalhadores industriais dos municípios que ainda não concluíram a vacinação desses grupos. Também devem ser vacinados adultos de 50 a 54 anos e a segunda dose aplicada em pessoas com comorbidade e com deficiência permanente grave.

Segunda dose e prevenção

A SES-MG reforça que é importante que a população fique atenta ao calendário de vacinação em sua cidade. É preciso procurar as unidades de saúde para receber a primeira dose e retornar dentro do período estipulado para a segunda. “Somente com imunização completa (duas doses) temos a proteção individual e contribuímos para a proteção coletiva”, reforça Marcela Ferraz.

Os cuidados preventivos, como uso de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos, devem continuar, mesmo para as pessoas que já tomaram a segunda dose, até que se atinja alta cobertura vacinal de toda a população.

Acompanhe a vacinação em Minas Gerais: www.coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário