04 de agosto, de 2021 | 10:52

Árvores condenadas são substituídas por espécies mais adequadas em Ipatinga

Divulgação
Cortes obedecem a critérios técnico-científicos e são feitas por questões preventivas, informa administração municipal Cortes obedecem a critérios técnico-científicos e são feitas por questões preventivas, informa administração municipal

Pessoas que passam por algumas vias em Ipatinga estão percebendo o corte de algumas árvores de grande porte em alguns pontos da cidade, nesse período que antecede a chuva de fim de ano, além da poda daquelas que cresceram muito nos meses anteriores.

Administração municipal esclarece que o serviço é feito por razões de segurança, pela Seção de Parques e Jardins (Sepaj) do Departamento de Meio Ambiente (Demam) de Ipatinga.


A ação é desenvolvida em todos os lugares com risco detectado. Esta semana, é feita a supressão de árvores condenadas ou que interferem na segurança das vias do bairro Bom Retiro.

“A retirada das plantas, que se dará também em outras regiões da cidade onde houver necessidade, tem por objetivo tornar a arborização municipal mais adequada para as vias públicas. As árvores suprimidas são substituídas por espécies mais apropriadas para os espaços urbanos”, esclarece nota divulgada pela administração.


O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Célio Andrade, acrescenta que o corte vai minimizar problemas já verificados e que tendem a se agravar, como risco de quedas, destruição de passeios por raízes e conflitos com redes de água, esgoto e energia elétrica. Os trabalhos contam com apoio do Departamento de Transporte e Trânsito (Detra) da Prefeitura.

“É importante salientar que, para compor a paisagem, embelezar e sombrear os espaços urbanos, algumas espécies arbóreas não são recomendadas. Fatos como quedas imprevisíveis acabam se tornando ameaça para a população em geral. Nesse caso, a retirada das árvores tem aspectos preventivos e corretivos”, destaca o secretário.

De acordo com a Sesuma, os espaços onde árvores são suprimidas devem ser recompostos com plantio de espécies de pequeno porte. Tudo tecnicamente calculado para garantir que não ocorra futuramente qualquer interferência nos equipamentos públicos, preservando a acessibilidade e a iluminação, além de decorar as vias.

Fique atento

Os cortes são feitos segundo padrões técnico-científicos, com observância de normas de meio ambiente, limitando-se a unidades arbóreas plantadas há décadas e que se deterioraram ao longo do tempo, completando seu ciclo de vida. A Prefeitura de Ipatinga pede mais atenção aos pedestres, ciclistas e motoristas que estiverem transitando pelas áreas atendidas enquanto as intervenções estão sendo realizadas.

Divulgação

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ipatinguense

05 de agosto, 2021 | 08:28

“Ontem cortaram uma árvore no Bom Retiro de forma totalmente absurda ocasionando a queda da mesma sobre a fiação. Tomara que aqueles trapalhões tenham aprendido a lição. Algo ainda mais grave poderia ter acontecido. Interessante seria se alguém com alguma noção de responsabilidade acompanhasse o serviço.”

Kahê Sathler Bitencourt

05 de agosto, 2021 | 07:49

“Ailton, mande sua reclamação para a ouvidoria da prefeitura ou então ligue direto no SESUMA e solicite a poda dessa árvore. Aqui eles com certeza não vão ver.”

Ailton Jonas de Oliveira

04 de agosto, 2021 | 19:06

“No bairro Bela Vista(rua Timóteo) próximo à creche tem uma árvore na praça que sempre perde todas as folhas e posteriormente nascem outras nos galhos já secos! Tempos atrás uma outra da mesma espécie que apresentava as mesmas características desabou no entroncamento das ruas Timóteo com. Barra Longa! Por sorte, aconteceu num domingo cedo e não tinha tráfego de carros, pedrestes e não atingiu a rede elétrica! Pergunto: vão esperar essa árvore próxima à creche desabar para tomarem providências?”

Envie seu Comentário