03 de agosto, de 2021 | 12:52

Vanderlei Luxemburgo está de volta ao Cruzeiro

Divulgação
Presidente celeste ao lado do novo técnicoPresidente celeste ao lado do novo técnico

O experiente técnico Vanderlei Luxemburgo, de 69 anos, será o terceiro técnico do Cruzeiro em 2021 e o décimo em dois anos. O anúncio da volta do treinador, que fará sua terceira passagem pela Raposa, foi feito pelo clube na tarde de terça-feira (3), nas mídias sociais. Ele deve desembarcar em Belo Horizonte na quinta-feira (5) para ocupar o lugar deixado por Mozart Santos, que pediu demissão no fim de semana depois de empate diante do Londrina, no Mineirão.

A missão de Luxemburgo é evitar o rebaixamento da equipe à Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, o que, segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, tem 50,7% de acontecer.

Em 15 rodadas disputadas na Série B, o Cruzeiro conquistou somente 13 dos 45 pontos possíveis, numa campanha com duas vitórias, sete empates e seis derrotas. Atualmente, a Raposa ocupa a 18º posição, acima apenas do Brasil de Pelotas e do lanterna Confiança. O Cruzeiro está há nove jogos sem vencer.

O primeiro desafio de Luxa à frente da Raposa será no próximo sábado (7), às 11h, quando enfrentará o Brusque em Santa Catarina. O adversário é o sexto colocado na Série B e luta para entrar no G4.

História

Luxemburgo treinou o Cruzeiro entre 2002 e 2004 e em 2015, quando registrou 126 jogos à frente do clube, com 74 vitórias, 25 empates e 27 reveses. Foi com Luxemburgo que o Cruzeiro conquistou a inédita Tríplice Coroa, em 2003. Naquele ano, a Raposa faturou o Campeonato Mineiro, o tetracampeonato da Copa do Brasil e o segundo título Brasileiro.

Vanderlei Luxemburgo coleciona em sua carreira inúmeros troféus. São cinco do Campeonato Brasileiro Série A (1993, 1994, 1998, 2003, 2004), um da Série B (1989), um da Copa do Brasil (2003), além de vários estaduais, sendo o Paulista de 2020 o último faturado por ele, quando dirigia o Palmeiras. Também conquistou a Copa América de 1999 e o Torneio Pré-Olímpico Sub-23 de 2000 pela seleção brasileira.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário