01 de agosto, de 2021 | 16:57

Respirador domiciliar para de funcionar e familiares de paciente em Ipatinga pedem socorro

Secretaria de Saúde garante que atendimento hospitalar a morador do bairro Bom Jardim está assegurado até reparo em equipamento

Imagem enviada pelo irmão de Ismael
Ismael depende de um respirador mecânico em função das sequelas de um tiro que levou no pescoço Ismael depende de um respirador mecânico em função das sequelas de um tiro que levou no pescoço

A família de Ismael Vieira do Nascimento, de 25 anos, vive momentos de grande tensão, em Ipatinga. Morador do bairro Bom Jardim, em Ipatinga, Ismael depende de um respirador portátil do tipo Bipap (Bilevel Positive Airway Pressure), um respirador mecânico, de uso domiciliar, que custa em torno de R$ 14 mil.

Depois de uma luta na Justiça, há três anos, a família que não tem recursos próprios conseguiu o direito ao fornecimento, pelo Estado, de uma unidade do respirador. Ismael passou a depender de um respirador mecânico em função das sequelas de um atentado que sofreu há nove anos, quando levou um tiro no pescoço. A bala atingiu a medula que manda comando do cérebro para o corpo.

Com o agravamento do quadro de saúde de Ismael, a família conseguiu, no Judiciário, o direito ao fornecimento do equipamento que de fato passou a ser usado pelo paciente. Os anos se passaram e o respirador apresentou defeito na semana anterior. Com isso, Ismael precisou ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Canaã, de onde foi transferido para o Hospital Municipal Eliane Martins neste fim de semana.

Irmão do paciente, o soldador Zaqueu Marciel do Nascimento informou ao Diário do Aço neste domingo que a família vive momentos de grande apreensão. No momento Ismael está sendo mantido vivo em um respirador no hospital municipal, mas como existe a pandemia de covid-19, a qualquer momento a demanda por respiradores pode subir.

Além disso, a permanência do paciente no hospital gera risco de contrair o vírus que provoca a covid ou outra infecção hospitalar. “A conquista do Bipap ocorreu depois de uma longa disputa judicial, depois disso houve uma série de dificuldades com o fornecedor, troca do equipamento e agora sua parada de funcionamento”, detalhou.

A esperança de Zaqueu é que um novo equipamento seja disponibilizado, ou o equipamento já usado seja reparado, para que seu irmão saia do hospital. uma vaquinha online foi lançada numa tentativa de arrecadar R$ 14 mil necessários para a aquisição de um Bipap.

Município assegura atendimento

Procurada pelo plantão da reportagem do Diário do Aço, a Secretaria de Saúde de Ipatinga informou, por meio de nota enviada via assessoria de comunicação, que Ismael permanecerá internado até o reparo do respirador que usa em casa.

Segue a íntegra da nota enviada pelo governo municipal:

Em resposta aos questionamentos quanto à situação do paciente Ismael Vieira do Nascimento, 25 anos, morador do bairro Bom Jardim assistido no Hospital Municipal, a Secretaria de Saúde de Ipatinga esclarece que todos os cuidados para sua proteção estão sendo tomados e ele permanecerá internado até que se resolva a situação do ventilador mecânico que necessita utilizar.

O equipamento usado pelo paciente apresentou defeito e requer manutenção. Importante esclarecer que o equipamento Trilogy (ventilador mecânico portátil) não é fornecido pelo município, mas sua aquisição ocorreu em 2019 por força de medida judicial.

Ainda sobre o mesmo aparelho, cabe informar: tem garantia de 12 meses pelo fabricante e, após esse período, a responsabilidade de manutenção é do paciente. Caso este não tenha condições financeiras, deve acionar o órgão municipal para realizar o procedimento, via Secretaria de Assistência Social (SMAS).

Reforçamos que a prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis para suprir a necessidade do munícipe, a fim de evitar qualquer prejuízo à sua qualidade de vida
”, conclui a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário