30 de julho, de 2021 | 16:31

Presídio de Timóteo dobra capacidade com inauguração de anexo com 96 vagas

Tiago Ciccarini/Ascom Sejusp
Solenidade de inauguração ocorreu nesta sexta-feira, com presença de autoridadesSolenidade de inauguração ocorreu nesta sexta-feira, com presença de autoridades

Com um investimento de R$ 210 mil, o Presídio de Timóteo inaugurou nesta sexta-feira (30) o Anexo II da unidade, com capacidade para 96 presas. O novo espaço dobra a capacidade do presídio, que totaliza agora 180 vagas. Com a expansão, a 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) passa a ter uma unidade prisional exclusivamente feminina, pondo fim às unidades mistas na região, informou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O titular da Sejusp, Rogério Greco, esteve na solenidade de inauguração e destacou que o novo anexo vai ajudar no combate à criminalidade na região. “Estamos cumprindo uma necessidade legal de ter um presídio desta natureza, com foco na ressocialização dessas mulheres”.

O montante usado na construção do novo anexo é proveniente de verbas pecuniárias das Varas de Execuções Criminais e da Infância e Juventude da Comarca de Timóteo. Além do Judiciário, a construção também contou com o apoio do Conselho de Segurança Pública (Consep) de Timóteo. A obra teve duração de onze meses. Foram construídas sete celas, com mão de obra de presos de outras unidades prisionais da região, supervisionados por quatro policiais penais do presídio.

Histórico
A antiga cadeia pública de Timóteo se tornou presídio em 2009, quando foi assumida pela antiga Secretaria de Estado de Defesa Social. Até março de 2020, a unidade prisional era exclusivamente masculina, e foi a escolhida da 12ª Risp para se tornar o presídio feminino da região. A expansão da capacidade do local tem como objetivo oferecer maior conforto e qualidade de vida no trabalho dos policiais penais e servidores, além de possibilitar o cumprimento de pena humanizado para as detentas da região. Nos próximos dias, as presas que estão em outras unidades da 12ª Risp serão transferidas para Timóteo.

Para a diretora-geral do presídio de Timóteo, Andrea Duarte, contar com esse apoio do Judiciário é imprescindível para o Sistema Prisional. “A inauguração do novo bloco carcerário contribuirá para a melhoria e ampliação das atividades desenvolvidas na unidade para a população carcerária e possibilitará melhorias na qualidade do trabalho dos servidores. Temos em mente que o investimento na ressocialização e reinserção, bem como capacitação dos servidores, é o caminho para obtermos melhores resultados”.

Durante a cerimônia de inauguração, a ex-diretora da unidade prisional, Mariuce Gonzaga, recebeu uma homenagem do Departamento Penitenciário pela excelente condução do presídio no último ano.

Outras melhorias
Além das novas vagas, o Anexo II conta ainda com uma cobertura superior, usada para vigilância pelos policiais penais, além de abrigar as caixas d’água das celas. O Presídio de Timóteo também ganhou pintura nova em todo o espaço, além de reforma na portaria. Outra novidade é o início da instalação do segundo endereço da Escola Estadual Antônio Silva. As aulas começaram em abril deste ano, com a turma dos anos finais do Ensino Fundamental.

A unidade prisional também recebeu recentemente uma verba de R$ 75 mil do Ministério do Trabalho para expandir as atividades educativas. Serão instalados 10 computadores, com acesso à internet, para cursos a distância. A expectativa é oferecer aulas do Ensino Médio, cursos profissionalizantes de cabeleireiro, corte e costura, costura industrial e outras capacitações do Pronatec. “Queremos proporcionar oportunidades de trabalho e ressocialização, para que as presas saiam daqui com a possibilidade de mudar de vida, além de elevar a autoestima e inseri-las novamente na sociedade com educação e capacitação”, relata a diretora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Renato Gaizer

01 de agosto, 2021 | 13:55

“? triste ver que temos que gastar dinheiro por causa de bandidos.”

Edivaldo Miranda Fonseca Filho

30 de julho, 2021 | 19:07

“investir em educação? NÃO! melhor deixar o povo burro e investir em jaula.”

Envie seu Comentário