28 de julho, de 2021 | 15:49

Seleções de futebol disputam quartas da Olimpíada neste fim de semana

Sam Robles/CBF
Time feminino carimbou a vaga após vitória sobre a ZâmbiaTime feminino carimbou a vaga após vitória sobre a Zâmbia

A disputa do futebol chegou à fase de quartas de final na Olimpíada de Tóquio, no Japão. Nesta sexta-feira (30), o time feminino encara o Canadá às 5h da manhã (horário de Brasília), na cidade de Miyagi. Já no sábado (31), às 7h, o time masculino enfrenta o Egito em Saitama.

O mata-mata olímpico será com jogos únicos. Os vencedores avançam e, em caso de empate, haverá prorrogação, havendo novo empate, a decisão vai para os pênaltis. As seleções que chegarem à semifinal garantem participação em ao menos mais um jogo, já que, além das finais, a competição tem a disputa da medalha de bronze.

Seleção feminina

O time liderado pela capitã Marta chegou às quartas com duas vitórias e um empate. Goleou a China na estreia, por 5 a 0; empatou com a Holanda em 3 a 3 e venceu a Zâmbia por 1 a 0.

Ao fim da fase de grupos, o Brasil ficou na segunda posição no Grupo F e encontrará a equipe que ficou em segundo no Grupo E (Canadá). O confronto vale uma vaga na semifinal do torneio olímpico e reedita a disputa pelo bronze da Rio 2016. Na ocasião, as canadenses levaram a melhor e venceram por 2 a 1.

As outras partidas das quartas são: Grã-Bretanha x Austrália; Suécia x Japão; Holanda x Estados Unidos. Se avançar, o Brasil pega as holandesas ou as americanas na próxima fase.

A seleção brasileira tem duas pratas em toda a história do futebol feminino na Olimpíada, que começou em 1996 (Atlanta), uma conquistada em Atenas (2004) e outra em Pequim (2008), e agora segue na luta pelo ouro inédito.

Seleção masculina

A vaga no mata-mata foi garantida com a liderança do Grupo D, na fase inicial, com vitória de 4 a 2 sobre a Alemanha; empate sem gols com a Costa do Marfim e triunfo de 3 a 1 sobre a Arábia Saudita. O adversário das quartas, o Egito, terminou em segundo lugar no Grupo C.

Os outros confrontos do mata-mata masculino são: Coreia do Sul x México; Japão x Nova Zelândia e Espanha x Costa do Marfim. Caso garanta a classificação, o Brasil vai pegar os coreanos ou mexicanos na semifinal.

Pentacampeã mundial, a seleção masculina conquistou o primeiro ouro olímpico na Rio 2016. Antes, havia conquistado três pratas, em 1984 (Los Angeles), 1988 (Seul) e 2012 (Londres); e dois bronzes, em 1996 (Atlanta) e 2008 (Pequim).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário