26 de julho, de 2021 | 09:00

Segurança nos postos: os problemas que um veículo pode ter por falta de conhecimento

É muito prático quando podemos fazer mais de uma coisa em um mesmo lugar, essas opções permitem que não percamos tempo e que não nos esqueçamos de coisas importantes, como calibrar os pneus do carro com frequência. Porém, nem sempre é o mais conveniente para o veículo aceitar alguns serviços adicionais que são oferecidos nos postos quando vamos abastecer nosso carro.

Como pode uma simples revisão da água ou do fluido de freio pode contribuir para danos no seu veículo? Em geral os veículos utilizam uma mistura de água destilada e fluído de arrefecimento. Então, em caso de faltar “água” não é conveniente repor com a água convencional porque pode causar a oxidação dos componentes internos do veículo. Além disso, se o motor estiver quente ao abrir o reservatório, o líquido refrigerante pode estar em altas temperaturas e pressão e consequentemente causar graves ferimentos.
Divulgação
Parcelou o seguro? É importante fazer o pagamento das parcelas do seguro em dia, para não correr o risco de ficar sem a cobertura Parcelou o seguro? É importante fazer o pagamento das parcelas do seguro em dia, para não correr o risco de ficar sem a cobertura


Com a revisão do óleo ocorre algo parecido. Ao verificá-lo com o motor quente o óleo ainda não retornou ao cárter, onde fica armazenado, de modo que o nível se mostrará menor ao real. Se colocar mais óleo do que o necessário, a pressão do lubrificante estimula o desgaste prematuro das juntas e retentores, o que provocará vazamentos. Para revisar o óleo do seu carro é conveniente que ele esteja parado há algum tempo para que o motor esteja frio e que o lugar onde fica parado esteja nivelado para a revisão. A revisão do fluído hidráulico dos freios também tem seus requerimentos específicos e como é um sistema que trabalha em ambiente selado é conveniente consultar com especialistas no assunto.

O combustível que será colocado no veículo também é muito importante, colocar gasolina, etanol ou diesel aditivados; ou combustível premium pode ocasionar sérios problemas, principalmente em veículos mais velhos. Se no manual do seu veículo não está indicado o abastecimento com este tipo de combustível é preferível não usá-lo.
No caso de carros com alguns anos de uso, os combustíveis aditivados fazem uma limpeza no sistema de combustível, devido à maior carga de detergentes que possui. Se houver sujeira acumulada, elas podem se desprender e entupir as linhas de passagem e assim causar graves danos no sistema. Ao contrário, nos carros mais novos, é possível que os combustíveis aditivados, justamente por esta ação, mantenham por mais tempo a limpeza no sistema.

Calibrar os pneus e colocar água para o lavador do para-brisa são serviços que você pode aceitar nos postos, mas mesmo assim, deve prestar atenção. Para calibrar, os pneus não podem estar quentes e cada veículo tem sua calibragem recomendada. No caso da água para o lavador de para-brisa, esteja seguro de que é uma boa água, para que as sujeiras não obstruem os canais e não haja um entupimento que possa provocar danos na bomba elétrica.
Diante destes problemas e de outros ainda mais graves, é conveniente contar com um seguro. Que, em caso de precisar deixar o carro na oficina por alguns dias, você possa ter outro veículo, sem gastar em táxis ou depender do transporte público. E como contratar um seguro de automóvel?

O primeiro passo é fazer uma simulação, para conhecer os planos de seguro que são oferecidos e qual encaixa melhor com o seu carro, de acordo com as suas necessidades e a capacidade de pagamento do seu bolso.
Depois da simulação somente resta contratar o seguro, para isso basta assinar a apólice. Depois o segurado deve pagar as parcelas até a data estabelecida no contrato. É importante fazer o pagamento em dia para não correr o risco de ficar sem as coberturas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário