26 de julho, de 2021 | 17:01

Dicas de leitura para a semana toda

Droga para Adultos

Está mais do que na hora de pessoas bem-sucedidas falarem abertamente sobre o uso recreativo de drogas – é o que defende o neurocientista Carl Hart neste livro corajoso e polêmico. Sem esconder sua condição de usuário, em total equilíbrio com uma vida plena e produtiva, ele ilustra os inúmeros benefícios do uso responsável por adultos e argumenta que o maior dano das drogas decorre de sua ilegalidade. Essa, contudo, nem sempre foi sua visão. Por anos, Hart buscou provar que o uso de drogas é perigoso, até que os resultados de seus estudos não sustentaram mais tal hipótese. Em seu livro, o autor narra sem hipocrisia por que decidiu não mais se calar diante da ideologia moralista e punitiva que cerca o tema. Com 408 páginas, o livro é da Editora Zahar.

Divulgação


A Extinção das Abelhas

“As pessoas vão embora, e isso é uma realidade”. Assim começa “A Extinção das Abelhas”, novo livro de Natalia Borges Polesso. Nele, o leitor conhece a história de Regina: depois de ser abandonada pela mãe, ela foi criada apenas pelo pai, que faleceu quando a garota começava a entrar na vida adulta. As vizinhas, Eugênia e Denise, cuidam dela como podem, oferecendo afeto, dinheiro e uma vida em família que lhe faz falta. Ao ver um anúncio na Internet sobre “camgirls”, Regina decide tentar a sorte. Ao criar um universo que é tão distópico quanto real, com uma galeria de personagens impressionantes, a autora confirma seu domínio narrativo e constrói uma história sobre o colapso, mas também sobre salvação. Com 312 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Divulgação


Manual do Minotauro

Laerte já tinha mais de três décadas de cartunismo e era uma das profissionais mais festejadas do Brasil quando decidiu reinventar tudo. Por volta de 2004, sua tira “Piratas do Tietê” abandonou os personagens recorrentes e os arremates cômicos para explorar o espaço daqueles quadrinhos com uma mistura de filosofia, metafísica, poesia, poucas certezas e muitas dúvidas. “Piratas” virou o “Manual do Minotauro” e entramos, junto a Laerte, no labirinto do ser mitológico. O desenho é o mesmo, exato na economia. O jogo entre nanquim, cor, forma e quadros ainda é referência de design. O texto continua enxuto, preciso, uma das grandes aventuras do quadrinho contemporâneo. Com 416 páginas, o livro é da Editora Quadrinhos na Cia.

Divulgação


Trono de Cangalha

Embebido nas referências do sertão nordestino, o escritor sergipano Aroldo Veiga apresenta, em “Trono de Cangalha”, a história de um garoto que nasceu na caatinga e, na vida adulta, leva para a zona urbana a luta iniciada por seus antepassados. As abordagens, densas, cedem lugar a contornos suaves em um romance tão comovente quanto o seu desfecho. Aroldo Veiga é apreciador de obras referenciais contemporâneas como “Travessuras da Menina Má”, “Memória de Minhas Putas Tristes” e “Os Desvalidos”. Na escrita fluida e envolvente, o leitor vai encontrar palavras inusitadas para o vocabulário contemporâneo, um requinte a conta gotas, diluído em 240 páginas. O livro tem 240 páginas.

Divulgação


Campo Santo

Esta última coletânea de escritos de W. G. Sebald, morto precoce e abruptamente em 2001, oferece reflexões profundas sobre muitos temas como o poder da memória e da história pessoal, as ligações entre imagens na vida e na arte ou a presença de espectros em lugares e objetos. O livro abre com alguns textos que prestam homenagem à Córsega, costurando o passado e o presente com elegância, e examinando, entre outras coisas, o efeito constitutivo da ilha no seu cidadão mais ilustre, Napoleão Bonaparte. Deslumbrante na sua erudição e acessível na sua profunda sensibilidade, este livro póstumo confirma Sebald como um dos grandes escritores modernos, que desvendou e expressou as muitas conexões invisíveis que determinam as nossas vidas. Com 272 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.

Divulgação


Fontes do Pensamento

Um livro idealizado para ser referência em consultas e estudos, quase enciclopédico. “Fontes do Pensamento de Jacques Lacan” é uma obra intencionalmente formulada por Wilson Castello de Almeida para subsidiar os psiquiatras e psicólogos que se iniciam na jornada de compreender as críticas intelectuais de Lacan, pai da nova psicanálise. “O mérito maior do livro é a originalidade da abordagem, que permite um ponto de apoio aos que se iniciam e uma oportunidade de revisão para os mais avançados no tratamento de tais temas”, aponta um trecho do prefácio de Francisco Paes Barreto, do livro que tem 224 páginas e está sendo lançado pela Summus Editorial.

Divulgação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

26 de julho, 2021 | 21:46

“Para complementar, sugiro um dos livros de ficção mais impactantes que li nos últimos anos: "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior.”

Envie seu Comentário