26 de julho, de 2021 | 14:44

Escolas estaduais abrem vagas para a Educação de Jovens e Adultos

Divulgação/Arquivo
Em todo o Estado, 1.488 escolas disponibilizam modalidade de ensino Em todo o Estado, 1.488 escolas disponibilizam modalidade de ensino

Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo certo e pretendem voltar a estudar podem se inscrever, até a próxima terça-feira (3/8), em uma das 1.488 escolas da rede estadual de ensino que disponibilizam a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Interessados devem entrar em contato com uma das unidades de ensino que oferecem a modalidade, informa o Governo de Minas.

No Vale do Aço, a modalidade é ofertada em escolas estaduais de Caratinga, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso, Timóteo, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Iapu, Ipaba, Naque, Periquito, Pingo-D´Água e São José do Goiabal.

Na EJA, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar da modalidade de ensino é necessário ter completado 15 anos para ingressar no ensino fundamental anos finais, e 18 anos para ingressar no ensino médio, até a data de início do semestre letivo.

As aulas terão início no dia 3/8 e serão ministradas inicialmente de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a pandemia de covid-19.

EJA Novos Rumos

Desde o ano passado, a SEE/MG está trabalhando para reformular a EJA e fazer com que a modalidade de ensino seja mais focada nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em um tempo mais curto.

O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta é chamado de EJA Novos Rumos e já tem mostrado resultados positivos. Entre as ações realizadas na EJA Novos Rumos está, por exemplo, a formação dos professores.

Qualificação

Os estudantes da EJA Novos Rumos têm prioridade na participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que serão disponibilizados pela SEE/MG a partir do segundo semestre deste ano.

O curso FIC tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário