23 de julho, de 2021 | 17:17

Banco de Alimentos de Ipatinga beneficia mais de 3 mil pessoas em vulnerabilidade social

Divulgação
Mensalmente, organismo arrecada, seleciona e gerencia fluxo de mais de 33 toneladas de alimentosMensalmente, organismo arrecada, seleciona e gerencia fluxo de mais de 33 toneladas de alimentos

A Secretaria de Assistência Social de Ipatinga mantém em funcionamento o Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares, localizado no bairro Parque das Águas. Com a parceria de estabelecimentos dos setores supermercadista e de hortifrutigranjeiros, o órgão arrecada alimentos que já não atendem aos padrões de comercialização, embora aproveitáveis e sem restrições para o consumo.

Com a retomada das atividades em 2021, o Banco de Alimentos de Ipatinga soma atualmente mais de 40 instituições cadastradas que recebem as sobras recolhidas diariamente nas empresas parceiras. A repartição trabalha com 100% de reaproveitamento dos materiais, complementando as refeições com quantidade e qualidade nutricional por meio do recolhimento, seleção, higienização e desinfecção de sobras, detalha a Secretaria.

O Programa beneficia mais de 3 mil pessoas e, mensalmente, o município tem arrecadado em torno de 33 toneladas de alimentos. Além das instituições, também são atendidas atualmente as pessoas em vulnerabilidade social cadastradas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), nas Unidades Básicas e Centro Especializado em Saúde e os Programas de Prevenção à Criminalidade.

Beneficiados

A comunidade terapêutica Prossiga é uma das entidades beneficiadas pelo Programa. Localizada na zona rural, ela desenvolve um trabalho social voltado para o tratamento de dependentes químicos, por meio de internações voluntárias. “O Banco de Alimentos da Prefeitura de Ipatinga tem nos auxiliado muito no trabalho de recuperação dos internos com essa rotina de doação de alimentos não-perecíveis e verduras. Essa ação tem feito toda a diferença na nossa alimentação, uma alimentação digna para quem necessita de uma atenção especial”, reconhece o presidente da comunidade, Marcos Silva Miranda.

O prefeito Gustavo Nunes (PSL) destaca que o Banco de Alimentos é a materialização de uma importante política pública, funcionando como uma ponte entre quem quer doar e quem precisa receber. “O Programa tem sido muito importante para o município e para as pessoas que são assistidas, e poder contar com a sociedade e estabelecimentos comerciais nesta ação engrandece ainda mais o ato de ajudar, principalmente durante esse período da pandemia”, pontua.

Os estabelecimentos comerciais que desejarem se tornar parceiros devem entrar em contato pelo telefone (31) 3829-8705. A proposta é que eles também disponibilizem pontos de coleta em suas instalações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário