24 de julho, de 2021 | 09:00

Municípios da macrorregião do Vale do Aço recebem novas remessas de vacinas

Fábio Marchetto/Divulgação
Dentro do novo lote de vacina para o Vale do Aço há 20.350 doses da AstrazenecaDentro do novo lote de vacina para o Vale do Aço há 20.350 doses da Astrazeneca

A Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, deu início, nesta sexta-feira (23), à distribuição de mais vacinas contra a covid-19 para os municípios da macrorregião do Vale do Aço. Essa distribuição faz parte da 31ª remessa, que foi entregue pelo governo estadual nesta semana.

Conforme apurado junto à SRS, serão distribuídas na macrorregião do Vale do Aço 29.310 doses de vacinas contra covid-19, das quais, 20.350 da Astrazeneca, 6.200 da Coronavac e 2.760 da Pfizer. O quantitativo a ser enviado para cada município pode ser conferido no site www.saude.mg.gov.br.

Mais de 800 mil doses

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) iniciou dia 21/7 a distribuição do 31º lote de vacinas contra a covid-19 para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS’s). Ao todo, 70% da remessa contendo 841.960 doses serão destinadas à imunização por faixa etária. Os outros 30% vão para grupos prioritários que serão imunizados com a segunda dose. Essa operação de vacinação em Minas Gerais conta com apoio das Forças de Segurança e Salvamento, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar, além do efetivo da Polícia Civil.

Vacinação

Minas Gerais chegou, nesta semana, a 9 milhões de primeiras doses aplicadas, segundo o Painel Vacinômetro, e registrou uma aceleração na aplicação do imunizante, com a chegada de novas doses e ampliação dos públicos por idade. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, reforçou a importância de a população mineira confiar na segurança da vacina, buscando a imunização com as duas doses. “Não se deve escolher vacina ou acreditar em fake News. Todas as nossas análises são feitas com base nas vacinas que estão disponíveis e mostram que todas elas são eficazes. Esse é o motivo para estarmos chegando a melhores patamares da situação da pandemia”, destacou.

Indicadores

O estado manteve o cenário favorável com a melhora nos indicadores da covid-19. Nos últimos 14 dias, houve queda de 11% na taxa de incidência da doença. Os dados foram apresentados na quinta-feira (22) durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne semanalmente para discutir a situação da pandemia no Estado. Com os resultados, a classificação das macrorregiões se manteve e 12 das 15 localidades permanecerão nas ondas amarela e verde, as mais flexíveis do plano Minas Consciente, que promove a retomada segura e gradual da economia.

Classificações

Estão na Onda Verde do Minas Consciente as macrorregiões Sudeste e Vale do Aço. Na amarela, permanecem a Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul e Triângulo do Norte. Já na faixa vermelha estão Leste do Sul, Nordeste e Triângulo do Sul. Nenhuma delas, no entanto, possui a classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, que é a de maior restrição do plano Minas Consciente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário