23 de julho, de 2021 | 13:44

MP ajuíza ação de improbidade contra policial militar de Ipatinga por ameaça e participação em tentativa de homicídio

Arquivo DA
Para o MPMG, a policial agiu de forma ímproba ao utilizar o aparato policial para a prática de crimes Para o MPMG, a policial agiu de forma ímproba ao utilizar o aparato policial para a prática de crimes

A 11ª Promotoria de Justiça de Ipatinga propôs Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra uma policial militar por ter ameaçado uma pessoa e concorrido para a prática de homicídio tentado contra outra, valendo-se das vantagens propiciadas pelo cargo público.

Conforme a ação, os delitos foram cometidos pela policial, com o então namorado dela, em 2016. O relatório do MP indica que as investigações demonstraram que o companheiro da policial se desentendeu com um homem em um bar e proferiu várias ameaças contra ele, conforme noticiado à época pelo Diário do Aço.

Na sequência, seguiu com a policial militar até a casa de um amigo deste homem para descobrir o endereço do desafeto. Lá, ameaçaram o morador da casa e outras pessoas que estavam na residência utilizando-se de armas de fogo.

Após buscas, a dupla encontrou novamente o desafeto, que tentou fugir. O ex-namorado da policial então disparou contra o alvo, acertando-o de raspão na cabeça. Depois disso, de acordo com a ação, a policial militar ainda proferiu ameaças de morte contra o homem, tendo dito que “agora precisava pegar ele e matar, pois haviam atingido o mesmo”.

A ACP destaca que, “embora a conduta do agente público deva ser pautada pelos princípios constitucionais administrativos, como os da legalidade, moralidade e impessoalidade, a policial militar agiu de forma ímproba ao utilizar o aparato policial para a prática de crimes, em violação clara ao artigo 11, inciso I, da Lei 8.429/92”.

“O MPMG pede que sejam aplicadas as penalidades de perda da graduação e o desligamento da ré dos quadros da Polícia Militar de Minas Gerais, tendo em vista a violação da Lei 14.310/02 (Código de Ética Militar). O crime de tentativa homicídio praticado pela agente e seu ex-namorado já foi julgado pelo Tribunal do Júri, que reconheceu a materialidade dos fatos e a participação da policial no delito”, conclui o relatório do MP.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Trabalhador Que a Polícia Ignora

10 de agosto, 2021 | 23:58

“A polícia já deixou de ser séria a muito tempo.”

Justiça

24 de julho, 2021 | 09:14

“Bem feito pra essa policial que nada tem a contribuir para a sociedade.
Pena que a corporação, ao invés de dar o exemplo e expulsar essa coisa, certamente vai passar panos por cima e dar uma desculpa esfarrapada para não fazer nada.
Tenho asco de policiais que acham que estão acima da lei e usam o cargo e a farda para humilhar as pessoas.
Não é pra isso que a polícia existe.
Que essa indigna seja expulsa da gloriosa PMMG.”

Joh

23 de julho, 2021 | 21:09

“Isso e oque mais acontece abuso de altorindade”

Envie seu Comentário