22 de julho, de 2021 | 16:17

FMF divulga protocolo para retorno da torcida aos estádios

Arquivo DA
Por causa de diversas providências a serem tomadas pelo Ipatinga, ainda não é possível prever quando a torcida voltará ao IpatingãoPor causa de diversas providências a serem tomadas pelo Ipatinga, ainda não é possível prever quando a torcida voltará ao Ipatingão

A Federação Mineira de Futebol (FMF) publicou na tarde desta quinta-feira (22) o protocolo sanitário para retorno da torcida aos estádios de Minas Gerais. O documento foi divulgado duas semanas depois de o governo municipal de Ipatinga permitir a entrada do público no Ipatingão e do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 liberar o retorno aos estádios localizados em municípios que estejam na Onda Verde do Minas Consciente. A novidade do protocolo da FMF é que municípios que estejam na Onda Amarela também poderão receber torcedores, independente se a cidade seguir ou não o plano estadual de retomada da economia.

A federação deixa claro que, se alguma medida for desrespeitada, o clube poderá ficar impedido de receber público nas partidas subsequentes.

Ainda de acordo com o documento, os requisitos para a presença do público variam de acordo com a onda epidemiológica. Na Onda Amarela, deverá ser respeitada a capacidade máxima de público de até 600 pessoas, desde que sejam tomadas medidas para garantir distanciamento de 1,5m entre as pessoas, como demarcação de cadeiras que não podem ser ocupadas. Na Onda Verde, não haverá limite de público, desde que mantido o distanciamento entre as pessoas.

Em cidades que estejam na Onda Verde, será exigido dos torcedores resultado negativo de exame PCR ou laudo médico apontando que o torcedor teve covid-19 entre 15 e 90 dias antes da partida ou apresentação de cartão de vacina apontando imunização em duas doses num período de 15 dias antes do jogo.

O documento ainda informa que não será permitida a entrada de menores de 18 anos e gestantes; só poderá haver torcida em municípios em que a prefeitura conceda a autorização e não será permitida a disponibilização ou comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios, entre outras exigências.

Jogos do Ipatinga

Como Ipatinga está na Onda Verde, onde não há limite de público, o total de torcedores permitidos será conhecido após o clube tomar as providências para demarcar o estádio, como bloquear assentos para que seja respeitada a distância mínima de 1,5m entre o público.

Depois desse trabalho, a Federação Mineira fará uma vistoria no estádio e, caso aprove, somente a partir daí o clube poderá fazer o pedido dos ingressos à FMF. Por causa de todos esses trâmites, ainda não é possível prever uma data para o retorno dos torcedores ao Ipatingão.

Profissionais

O acesso ao campo de jogo será restrito aos funcionários essenciais para a realização da partida, o que não inclui a imprensa; o uso de máscara será obrigatório para todos; caberá aos clubes mandantes o cumprimento integral do protocolo; todo jogo com presença de torcida será fiscalizado pela FMF, para garantir o cumprimento dos protocolos.

Venda de ingressos

Para receber torcedores, o clube mandante deverá solicitar a emissão dos ingressos para a Federação Mineira de Futebol até dez dias antes do jogo. Além disso, não será permitida a retirada de ingressos no estádio no dia da partida; a retirada pelos torcedores deve ocorrer com antecedência mínima de 24 horas.

BH

Após a divulgação do protocolo, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, informou, em entrevista à rádio Super 91,7 FM, que tem uma reunião agendada com os clubes para a próxima terça-feira (27), quando eles discutirão o retorno do público aos jogos de futebol na capital mineira.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário