23 de julho, de 2021 | 09:00
Vistoria eletrônica de veículos já funciona em Ipatinga por agendamento
Alex Ferreira/Arquivo DA
A vistoria é obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão do Certificado de Registro do Veículo

A partir de agora, as vistorias de veículo em Ipatinga serão feitas de forma eletrônica e por meio de agendamento no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Conforme o delegado regional em Ipatinga, Thiago Alves Henriques, desde terça-feira (20) o serviço funciona dessa forma, depois de uma fase de teste que durou 15 dias.
Conforme o delegado, o Sistema de Vistoria Eletrônica de Veículos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), além de substituir o uso de papel, diminui a possibilidade de fraudes e erros, dando mais segurança aos proprietários de veículos que buscam pelos serviços do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
A vistoria, que é obrigatória nos casos de transferência de propriedade, alteração de dados e emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV), é o ato de avaliar um veículo. O procedimento assegura a legitimidade da propriedade, a autenticidade da identificação do automotor e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.
Procedimento antigo
Antes da implantação do sistema, a identificação veicular era realizada por meio do decalque das marcações de chassi e motor, extraído com uso de papel e lápis. No processo eletrônico, a avaliação é feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, no qual o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato.
Segurança
Diretor do Detran-MG, o delegado Eurico da Cunha Neto destaca que o armazenamento das informações por meio digital permite que todo o processo de vistoria de identificação veicular seja monitorado e auditado. Com os laudos eletrônicos, é possível identificar alterações nas principais características do veículo e verificar adulteração de quilometragem, de chassi e de motor, o que evita fraudes e oferece mais segurança ao usuário sobre a procedência do veículo. Esse é mais um passo para a transformação digital dos serviços do Detran-MG. O cidadão é beneficiado com um sistema mais seguro, rápido e prático”, afirma o diretor.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Elio Márcio Henrique Rocha Baldaia
16 de novembro, 2021 | 13:39Como faço pra eu agendar uma vistoria?”
Pedrinho Perito
30 de setembro, 2021 | 16:38Será que dá pra tirar foto da foto? fraude nunca acaba, nem o jeitinho brasileiro..”