21 de julho, de 2021 | 15:44
Campanha contra incêndios florestais é iniciada
Alex Ferreira/Arquivo DA
Incêndios florestais causam danos que vão além de árvores queimadas, alerta campanha

O fogo utilizado para queimar lixo e limpar terrenos pode se espalhar rapidamente e destruir áreas nativas e matar animais. Também devasta a vegetação e a matéria orgânica que protege o solo e pode ocasionar erosões e condução das partículas do solo para o interior de lagos e rios, comprometendo a qualidade e a disponibilidade da água para as comunidades. Os incêndios podem atingir residências, escolas e hospitais, colocando em risco a vida das pessoas, e ainda agravar doenças respiratórias.
Este é o alerta que faz a campanha de prevenção e combate a incêndios da Cenibra, cujo tema neste ano é: Uma única chama põe a vida em jogo!”. Em muitos casos, os incêndios provocados pela ação humana ficam fora de controle e causam graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. Por isso, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios e prejuízos trazidos pelas queimadas, principalmente por aquelas causadas para limpeza de terrenos baldios e preparo de áreas rurais para o manejo agropecuário. Práticas comuns que, em época de estiagem, aumentam os incêndios florestais.
A Cenibra informa que disponibiliza ao público um canal de comunicação 0800 e um número de WhatsApp para que as pessoas possam comunicar a ocorrência de fogo ou fumaça nas áreas de plantio de eucalipto e matas nativas. Em caso de queimadas, os números para contato são 0800 283 1291 e (31) 97354-3333 (WhatsApp).
A empresa também incentiva o apoio mútuo entre vizinhos no combate aos incêndios florestais. Quando identificado no início, o fogo pode ser controlado com mais facilidade. Dessa forma, a Cenibra sugere que a vizinhança utilize celulares e aplicativos de mensagens para manter uma rede de contatos que possa ser acionada tão logo um foco de incêndio seja percebido nas imediações.
Torres
Para prevenir incêndios florestais, a Central de Monitoramento da Cenibra (CFTV) conta com um sistema de inteligência artificial capaz de detectar fumaça a vários quilômetros de distância das torres onde as câmeras de segurança estão instaladas, o que permite a chegada das equipes de combate com mais rapidez ao local, evitando que o fogo se propague.
O Grupo de Trabalho de Incêndios Florestais, formado por profissionais de diversos departamentos da Empresa, auxilia na elaboração e implementação de ações de melhorias que minimizam o potencial de ocorrência de incêndios, como o mapeamento dos pontos críticos de ocorrência de incêndio, o zoneamento das áreas em blocos estratégicos de prevenção e combate, busca de novas tecnologias de detecção e enfrentamento ao fogo de forma mais eficiente.
Além da campanha educativa, a Cenibra atua diretamente nas comunidades, fazendo visita aos moradores, para fomentar a consciência crítica em relação aos malefícios das queimadas. A Empresa ressalta que a melhor arma contra o fogo é a prevenção. Causar incêndios e poluição em áreas urbanas ou rurais é crime e o infrator está sujeito a multas e até detenção.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]