20 de julho, de 2021 | 13:33

Consurge apresenta resultados financeiros e faz doação de respiradores a prefeituras

Divulgação
Prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro é o presidente do consórcio de saúdePrefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro é o presidente do consórcio de saúde

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) realizou sua primeira assembleia geral presencial. O evento ocorreu no início da semana na sede da 8ª Região integrada de Polícia, em Governador Valadares (RISP), com a presença do presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro, e mais de 40 prefeitos filiados e representantes das cidades de abrangência do consórcio, informou a administração fabricianense.

Responsável pela implantação do SAMU Leste, o Consurge abrange 86 municípios do Leste de Minas. A assembleia com fins deliberativos deu andamento aos trabalhos do consórcio com a aprovação do balanço financeiro do 1º semestre de 2021, aprovação do estatuto visando à terceirização de serviços e profissionais, aprovação da dotação orçamentária para 2022 e a implantação da 2ª e 3ª fases do SAMU Leste.

O secretário-executivo, Narcélio Alves Costa, disse que os números de pessoas resgatadas e vidas salvas pelas equipes de resgate do SAMU Leste refletem a importância dos investimentos feitos na implantação do serviço e justificam o empenho para as próximas etapas. “Para se ter uma ideia, Coronel Fabriciano teve mais de 900 resgates. Timóteo, mais de 600. Então estamos no caminho certo e queremos chegar aos demais municípios o mais breve possível”.

Segundo Marcos Vinicius, um dos pontos a se destacar com a chegada do SAMU Leste é a melhoria do atendimento de urgência e emergência prestado em todos os municípios. “Agora quem precisa de socorro por acidente ou qualquer outro problema é levado para a porta certa. Isso é primordial na hora de salvar vidas” disse o prefeito, referindo-se ao encaminhamento correto do paciente à unidade hospitalar adequada conforme a gravidade, uma vez que a equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas. O prefeito adiantou que antes do final do ano espera chegar com o SAMU Leste a todos os municípios.

Entrega de respiradores

Ao final do evento foram entregues aos prefeitos 48 suportes respiratórios para uso dos municípios no combate à covid-19. Os aparelhos foram fabricados e doados pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Marinha do Brasil e distribuídos pela Rede Nacional de Consórcios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário