Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de julho, de 2021 | 07:20

Ipatinguense é candidato a prefeito em Framingham, nos EUA

Álbum pessoal
Carlos Valadares tem 62 anos e mora nos EUA desde os anos 1980Carlos Valadares tem 62 anos e mora nos EUA desde os anos 1980

O ipatinguense Carlos Valadares, de 62 anos, que mora nos Estados Unidos desde 1980, é candidato a prefeito de Framingham, cidade de Massachussets, que concentra um número expressivo de imigrantes brasileiros.

Framingham terá eleição para prefeito em 14 de setembro deste ano e o ipatinguense já registrou candidatura. Ele, entretanto, não é o primeiro ipatinguense a entrar nessa disputa.

Na eleição passada, realizada em setembro de 2017, a também ipatinguense, Priscila Sousa, na época com 28 anos, foi candidata a prefeita em Framingham, conforme divulgado pelo Diário do Aço. Priscila ficou em quarto lugar na disputa que tinha sete candidatos. Framingham, que era distrito de Boston, foi elevada à condição de município no fim de 2017.

Além disso, a cidade já tem uma vereadora brasileira, que está em seu segundo mandato, e outra brasileira no Comitê Escolar. A goiana Margareth Basílio Shepard, 59 anos, entrou para a história dos Estados Unidos como a primeira brasileira eleita vereadora naquele país.
Reprodução
Material de campanha de Carlos, do Partido DemocrataMaterial de campanha de Carlos, do Partido Democrata

Votos de brasileiros impulsionam candidaturas

Conforme o mineiro Carlos Valadares, Framingham é a cidade que tem mais brasileiro por metro quadrado fora do Brasil. “Tem muito brasileiro nos Estados Unidos, mas ninguém ganha de Framingham”, destacou Valadares.

Essa será a segunda vez que ele participará de uma eleição nos Estados Unidos. Em 2013, o ipatinguense concorreu a vereador.

Carlos Valadares também cita uma curiosidade. Segundo ele a política “está no sangue”, pois tem parentesco com o ex-governador de Minas Gerais, Benedito Valadares (1935). O avô dele também foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito por dois mandatos em Antônio Dias.

Carlos conta que mesmo nascido em família com situação financeira boa e estável, ele sempre procurou meios de ter o seu próprio dinheiro. Com isso, engraxou sapatos, lavou carros e foi camelô, tanto nas ruas de Ipatinga quanto em Belo Horizonte.

Nos EUA trabalhou em diversas atividades e hoje atua em duas organizações filantrópicas, todas, dedicadas a cuidar de brasileiros: Brazilian immigrants Family Of America e Brazilian American Children’s Fund.
Divulgação
Ipatinguense já formalizou o registro de sua candidatura a prefeito emFramingham (MA) Ipatinguense já formalizou o registro de sua candidatura a prefeito emFramingham (MA)

Democrata

Valadares vai concorrer pelo Partido Democrata (o mesmo do presidente Joe Biden) e, caso passe pelo primeiro turno, disputará o segundo no dia 2 de novembro.

Entre as propostas citadas pelo mineiro para Framingham estão, a educação e a construção de um centro juvenil.

Há também uma proposta para a emissão de carteira de motorista para os imigrantes que vivem em Framingham. “Não vou deixar nenhum estrangeiro ser multado por dirigir sem carteira. Se fez algo errado, pode levar multa, mas não por não ter carteira”, afirmou Carlos Valadares. (Com informação do jornal Diário do Rio Doce e do site Braziliantimes).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedrinho Perito

20 de julho, 2021 | 12:56

“Se fosse o contrário, será que nós brasileiros abraçariamos uma candidatura de um AMERICANO para administrar nosso solo Ipatinguense?”

Joanas

20 de julho, 2021 | 11:13

“Quem autoriza carteira de motorista e o estado .”

Joanas

20 de julho, 2021 | 11:01

“Se esta entrano na politica pensando em se dar bem com fracatua como acontece aqui.pode desistir la nao e brasil. Aqui tudo pode ate roubar pouco acontece basta ter um advogado mais la e punido como deve ser punido.”

Envie seu Comentário