17 de julho, de 2021 | 10:01

Curso de Medicina Veterinária do Unileste oferece assistência a animais abandonados

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza ação de acolhimento, de assistência à saúde e adoção de animais abandonados, por meio do Projeto de Extensão Universitária “Manejo sustentável de animais domésticos abandonados da Região Metropolitana do Vale do Aço”, desenvolvido com estudantes do primeiro período do curso, supervisionados pelo coordenador, Marcos Vinícius Rodrigues. A informação foi divulgada pela instituição.

O projeto reúne levantamento sobre os animais abandonados na região que foram recolhidos e direcionados à Clínica Veterinária do Centro Universitário e à outras unidades clínicas do Vale do Aço, onde passaram por exames e receberam tratamento de doenças, além de serem vacinados, vermifugados e castrados. Após a conclusão dos tratamentos de saúde e recuperação da cirurgia de castração, os animais foram direcionados para adoção responsável, verificada e acompanhada pelos estudantes do curso. Os interessados em adotar os animais resgatados receberam uma cartilha de bem-estar animal e instruções sobre o cuidado com os pets, de acordo com as cinco liberdades essenciais do animal: nutricional; sanitária; ambiental; comportamental; e psicológica.

Além do resgate, os estudantes atuam ainda na promoção de ações de conscientização sobre as consequências do abandono de animais. Segundo o coordenador do curso, a atividade, além de importante para o desenvolvimento profissional dos futuros médicos veterinários, é de grande relevância para a comunidade, pois o abandono animal é um problema de abrangência social. “Por meio da ação, nós retiramos diversos gatos e cachorros da rua, local onde poderiam sofrer maus-tratos, passar fome e serem reservatório de doenças infecciosas. Os estudantes do primeiro período do curso participam ativamente do cuidado e manejo desses animais, sempre com orientação de médicos veterinários, direcionando-os para lares seguros, para viverem cercados de afeto e com qualidade de vida”, afirma o professor.

O projeto, ressalta a instituição, também tem a função de desenvolver competências essenciais para os estudantes, que puderam ter uma dimensão da vivência do médico veterinário na atuação da Clínica e Cirúrgica de animais de pequeno porte, compreender sobre o bem-estar animal e sobre a atuação do profissional veterinário na saúde pública.

Abandono animal

No Brasil, o abandono de animais é crime federal previsto pelas leis nº 9.605/98 e nº 14.064/20, com pena de detenção de até cinco anos. No Estado de Minas Gerais, há também um decreto que pune o abandono e outras situações de maus-tratos contra animais, como privação das necessidades básicas, agressões, exposição a situações perigosas e degradantes, dentre outros.

Apesar disso, estima-se que há mais de 30 milhões de cães e gatos em situação de rua no país. Segundo a AMPARA Animal, em 2020, com a chegada da pandemia da covid-19, o abandono de animais aumentou em 70%.
Ao ver um animal sendo abandonado ou sofrendo maus-tratos, acione o Disque-Denúncia: 181.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário