03 de julho, de 2021 | 11:50
Pessoas em vulnerabilidade em Ipatinga têm chance de encontrar um trabalho
Seção de Inclusão viabiliza oportunidades para adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade em Ipatinga
Divulgação
Mais de 500 pessoas já passaram por oficinas de orientação para o mundo do trabalho, sendo absorvidas em vagas oferecidas por empregadores, informa o governo municipal

Com o objetivo de viabilizar oportunidades de trabalho para adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social atendidos em organismos públicos de Ipatinga, a Secretaria Municipal de Assistência Social SMAS desenvolve uma série de ações, por meio da Seção de Inclusão Produtiva Seinp. Mais de 500 pessoas já passaram por oficinas de orientação para o mundo do trabalho, sendo absorvidas em vagas oferecidas por empregadores. A informação é da administração municipal.
Conforme o governo, a Inclusão Produtiva” trabalha em articulação com a Rede de Assistência Social, promovendo o público inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e que se encontra em todos os Territórios do município, além dos CRAS Centros de Referência de Assistência Social, CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social, PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e jovens e adolescentes inseridos no Programa de Medidas Socioeducativas. O fluxo de encaminhamento é controlado pelos CRAS e CREAS, de acordo com o Caderno de Orientações Técnicas.
Como participar
Para participar das oficinas, as pessoas devem procurar o CRAS do seu território a fim de buscar o encaminhamento. As atividades da Seinp acontecem na rua Edgard Boy Rossi, 80, Centro, ao lado da Prefeitura. Os requisitos necessários são: ter entre 14 a 59 anos e estar inscrito no Cadastro Único; apresentar documentos pessoais e comprovante de residência; menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Atividades
São quatro oficinas oferecidas pela Seção de Inclusão Produtiva, que acontecem em dias consecutivos, com duas horas de duração, num total de 8 horas. Em função da pandemia de Covid-19, as turmas são compostas por 25 pessoas em média, respeitando os protocolos de saúde.
Os temas são ministrados pelas técnicas de referência da Seção e parceiros convidados. Para os adolescentes, são abordados temas bastante abrangentes:
Motivação / Projetos Futuros / Trabalhando as emoções
Como vai sua Comunicação?
O que é ser profissional? / Ética e Etiqueta no trabalho
Marketing Pessoal e Profissional
Gestão de tempo / Trabalho em Equipe
Segurança no Trabalho Juvenil
Empreendedorismo / Economia Solidária
Currículo e Processo Seletivo
Adultos
O público adulto, com idade entre 18 e 59 anos também é orientado com ricos conteúdos:
Projetos Futuros / O que é ser profissional?
Motivação e Empoderamento
Relacionamento Interpessoal / Ética e etiqueta no trabalho
Marketing pessoal e profissional
Currículo e Processo Seletivo
Empreendedorismo e Economia Solidária
Garantia de direitos
O acesso a oportunidades tem importante papel na garantia de direitos. Entende-se por oportunidades os programas, serviços e benefícios da rede socioassistencial e intersetorial; os programas e serviços de outras políticas públicas, e as oportunidades de inclusão produtiva presentes no município. Essa ação se dá por meio do mapeamento das oportunidades no Território e o posterior encaminhamento dos usuários às oportunidades mapeadas. A equipe considera tanto as potencialidades dos usuários e seus projetos de vida quanto as oportunidades presentes nos Territórios, ao se realizarem os encaminhamentos”, explica Arli Germana da Silva Schuchter, gerente da Seção de Inclusão Produtiva.
Para mais informações sobre o Programa de Inclusão Produtiva, os interessados podem ligar para o telefone (31) 3829-8062.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]