DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

28 de junho, de 2021 | 11:50

Gilmaro Alves é promovido a Delegado-Geral de Polícia Civil

Arquivo DA
Aos 44 anos, o delegado Gilmaro Alves alcançou posto máximo dentro da PCMGAos 44 anos, o delegado Gilmaro Alves alcançou posto máximo dentro da PCMG

O delegado Gilmaro Alves Ferreira, em pouco menos de 25 anos de serviços prestados à comunidade, alcança o posto máximo da Polícia Civil. Ele foi promovido pelo governador Romeu Zema (Novo) ao cargo de Delegado-Geral de Polícia Civil de Minas Gerais no último sábado (26), conforme publicação no jornal oficial “Minas Gerais”.

Gilmaro atualmente é integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), composto por integrantes da Policia Civil, Polícia Militar e Ministério Público de Minas Gerais. Em 1996 ele ingressou na Polícia Civil como escrivão de polícia. Por cerca de 12 anos fez parte da equipe do delegado Francisco Pereira Lemos, com atuações marcantes no combate ao crime em todo o Vale do Aço.

Formado em Direito pela Universidade Antônio Carlos (Unipac), Gilmaro passou no concurso para delegado de Polícia Civil em 2008. Já como autoridade policial, desde então o policial teve passagem marcante na Delegacia de Polícia Civil em Timóteo com a desarticulação de quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas e homicídio na cidade.

Uma das ações marcantes da época em Timóteo foi a confecção do “Baralho do Crime”, com fotos de criminosos em um baralho de jogo de cartas. Gilmaro se transferiu para a sede da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Ipatinga, porém em menos de um ano foi convidado a compor a equipe do Gaeco, mediante a experiência no combate ao crime organizado.

Pós-graduado em Direito Público e Direito Processual, Gilmaro também é professor no curso de Direito Penal e Processo Penal no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) e na Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa). Neste ano, Gilmaro Alves e Mateus Nelito Martins da Silva publicaram o livro “A expansão da Justiça negociada na seara penal – Uma análise do acordo de não persecução penal”.

O reconhecimento do trabalho do delegado Gilmaro Alves se deu pelos prêmios conquistados, como Medalha Distinção Policial Civil, do Mérito Legislativo, Cidadania Honorária e Moção de Aplauso dos municípios de Timóteo, Marliéria, Ipatinga, Coronel Fabriciano.

Gilmaro era delegado Classe Especial até ser promovido, por merecimento, ao cargo de Delegado-Geral com a publicação da promoção no dia 26/6. É cargo equivalente ao de Coronel, na Polícia Militar. Com esta promoção, Gilmaro pode comandar desde uma Delegacia Regional até um Departamento de Polícia Civil, ou outras áreas de comando da corporação no estado.

O delegado Gilmaro Alves é natural de Galileia (Vale do Rio Doce) e tem 44 anos. Ele confirmou que, por enquanto, permanece integrado ao Gaeco Ipatinga. “Sim. Estamos à disposição da Chefia de Polícia para novos desafios, acaso ela entenda viável, vamos cumprir o que for determinado”, comentou o policial civil.

Ele disse que ao longo dos 25 anos como policial civil procurou sempre o bom caminho, buscando se cercar de pessoas boas e cumprir o dever com empenho, ética e dedicação. “Deus foi generoso e cirúrgico ao colocar em minha trajetória as pessoas certas, sem as quais não seria possível desenvolver meu trabalho”.

O delegado fez um agradecimento a todos que fizeram parte da sua conquista profissional. “Me sinto ainda mais motivado para dar continuidade à minha trajetória. Meus sinceros agradecimentos às manifestações recebidas por ocasião da minha promoção”, agradeceu o delegado.

Ao ser perguntado sobre qual caso mais marcante na carreira, delegado Gilmaro afirmou que a própria função policial é um desafio, que todas as operações tiveram suas marcas e suas particularidades. “Se fosse para marcar uma, talvez a prisão de um estuprador em série de Ipatinga, em Salvador. Pessoa que tinha contra si, mais de dez mandados de prisão. Envolvido em pelo menos dez estupros em nossa região”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Helio Rodrigues dos Santos

30 de junho, 2021 | 15:03

“Parabéns.
Sabia que esta promoção seria questão de tempo.”

Envie seu Comentário