28 de junho, de 2021 | 17:00

Saiba qual a melhor cobertura entre as operadoras brasileiras


As operadoras sempre anunciam muitas promoções que deixam as pessoas com vontade de fazer aquela portabilidade. Mas não adianta ter um plano com muitos gigas por um precinho acessível se, na hora de usar, o celular não pega sinal e você fica na mão. Por isso, é essencial saber qual operadora tem o melhor sinal, antes de contratar qualquer plano.

É evidente que, se depender das operadoras, o sinal delas mesmas sempre será o melhor. Ainda bem que existem pesquisas de mercado independentes para demonstrar isso com dados para o consumidor. Vale a pena procurar os dados, já que ter um celular com bom sinal é indispensável hoje em dia. Os resultados das pesquisas podem ser bem diferentes do que dizem as propagandas.

Duas operadoras se destacam com a melhor cobertura do Brasil

A consultoria independente OpenSignal fez bilhões de medições, em mais de 11 milhões de aparelhos em todo o país, para criar seu ranking das melhores operadoras de telefonia móvel do Brasil, publicado no segundo semestre de 2020.

O resultado foi bastante positivo para a Claro, considerada a melhor operadora do país em experiência 4G nas categorias analisadas:

experiência de vídeos;
experiência em jogos;
experiência em aplicativos de voz;
velocidade de download;
velocidade de upload;

Na média, a Claro oferece 23,4 Mbps de velocidade de download para seus usuários. Isso é 50% a mais que a segunda colocada, Vivo, que proporciona 15,6 Mbps. A TIM fica na terceira posição, com 13,9 Mbps, e a Oi vem por último (com 10,2).

De acordo com o relatório da OpenSignal, essa velocidade faz mais diferença na experiência em jogos, que a Claro lidera com folga (70 pontos contra 40 a 50 das outras operadoras), mas há menos diferença na experiência com vídeos ou aplicativos de voz (em torno de 60 pontos para todas a operadoras no primeiro quesito e 70 no segundo). Para falar com os atendentes Claro e verificar a disponibilidade na sua região, basta acessar o respectivo número da Central de Atendimento.

Por outro lado, a TIM foi melhor avaliada nas duas categorias que avaliam diretamente a cobertura: disponibilidade do sinal 4G e experiência de cobertura 4G. Nessa primeira, a OpenSignal afirma que a TIM oferece 4G por 88,2% do tempo — quase 10% a mais que as segundas colocadas, Vivo e Claro, com 79,5% e 79%. O sinal da Oi foi 4G por 70% do tempo em que os aparelhos com chip da operadora ficaram ligados.

Quando o assunto é experiência de cobertura 4G, a situação entre as quatro principais operadoras do país fica mais equilibrada: a TIM lidera esse quesito com nota 6,3 (de 10), seguida de perto pela Vivo (6,2). Claro vem logo atrás, com 5,8, e a Oi é a quarta colocada com um pouco mais de distância, ficando com 4,5 de 10 pontos.

A melhor cobertura entre as operadoras depende da região



A OpenSignal não publica os dados completos, divididos por estado, porém noticiou que a TIM teve a melhor disponibilidade e experiência de cobertura 4G em 22 estados, enquanto a Claro manteve sua liderança no ranking de velocidade também em 22 estados.

Além disso, outra ótima fonte de dados sobre a qualidade de cobertura das operadoras no Brasil é a pesquisa de satisfação anual da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A partir de 2020, o órgão passou a disponibilizar o banco de dados completo em seu site, o que permite filtrar as notas de cada categoria por estado.

Dessa forma, é possível saber que a TIM tem os clientes mais satisfeitos em Santa Catarina, enquanto a Vivo recebe as melhores opiniões no Rio Grande do Norte e a Claro lidera com folga no Amapá, apenas para dar alguns exemplos. Sendo o Brasil um país tão grande e tão diverso, é importante considerar os aspectos regionais em sua análise. Em alguns casos, as operadoras com pior reputação podem ser justamente as que têm melhor cobertura onde você mora. Isso sem falar nas operadoras regionais, como Algar Telecom e Sercomtel.

Sendo assim, é difícil dar uma resposta única para a pergunta de qual operadora tem a melhor cobertura de telefonia móvel no Brasil. De modo geral, a disponibilidade de sinal 4G evoluiu bastante nos últimos anos, para todas as operadoras e em todas as regiões do país, inclusive fora dos grandes centros. Mas decidir qual é a melhor opção para você depende da região do país em que você está e para que você usa o celular (jogos, vídeos, voz, etc…).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário