Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de junho, de 2021 | 11:44

Ipatinga lidera pontuação no Vale do Aço

Arquivo DA
Com diversos bens tombados, Ipatinga é destaque do ICMS Cultural na regiãoCom diversos bens tombados, Ipatinga é destaque do ICMS Cultural na região

Em 2020, o Programa ICMS Patrimônio Cultural completou 25 anos e alcançou uma marca importante para Minas Gerais, que é o Estado pioneiro nessa política de incentivo à preservação histórica e artística no Brasil. Por meio de documentação enviada pelos agentes públicos municipais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), gestor do programa, analisa e pontua cada município pelas ações promovidas em defesa do patrimônio cultural.

No Vale do Aço, pelo menos dez municípios aparecem na tabela provisória divulgada pelo Governo de Minas na semana passada. Ipatinga é a cidade melhor pontuada no ranking, com 13,64 pontos. Na sequência, por ordem de pontuação, estão: Jaguaraçu (10,99), Dionísio (7,28), Antônio Dias (6,40), Coronel Fabriciano (6,06), Inhapim (5,47), Ipaba (5,34), Marliéria (5,28), Timóteo (3,70) e Santana do Paraíso (2,00).

De acordo com o Governo de Minas, a Fundação João Pinheiro está encarregada de fazer os cálculos definitivos dos valores a serem destinados às prefeituras que pontuaram no programa referente ao ano de 2020. A previsão é que a tabela definitiva seja divulgada em novembro próximo, e os repasses deverão ser efetuados ao longo de 2022.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário